Programa de Desenvolvimento de Professores de Escolas Públicas

Programa de Desenvolvimento de Professores de Escolas Públicas

A Casa Thomas Jefferson vem promovendo, há mais de 18 anos, o Programa de Desenvolvimento de Professores de Escolas Públicas em parceria com o Departamento de Estado dos EUA, tendo beneficiado, nesse período, centenas de professores da rede pública.

 

Programa de Desenvolvimento de Professores de Escolas Públicas

 A Casa Thomas Jefferson vem promovendo, há mais de 18 anos, o Programa de Desenvolvimento de Professores de Escolas Públicas em parceria com o Departamento de Estado dos EUA, tendo beneficiado, nesse período, centenas de professores da rede pública. O foco do programa é o aperfeiçoamento das práticas linguísticas e pedagógicas para o ensino da língua inglesa por meio de um treinamento para professores totalmente gratuito. Uma vez lançada a chamada, qualquer professor de inglês da rede pública de ensino pode se inscrever e participar do processo seletivo. 

O programa foi remodelado em 2019 para dar lugar ao BRITE - Brazilians Innovating on the Teaching of English, tornando-se 100% online e apresentando seu novo currículo, que aborda tópicos como a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua ligação com linguagem comunicativa, habilidades do século XXI e metodologias essenciais (design de currículo, planejamento de aula, grupos heterogêneos, grandes grupos, novas tecnologias educacionais e o movimento maker). 

A Casa Thomas Jefferson, ainda em parceria com o governo americano, não só desenvolve o programa como também coordena sua implantação em outras instituições pelo Brasil, como a Universidade Federal de Goiás, a Unisinos, a Universidade de Passo Fundo, o Braz-TESOL do Rio Grande do Sul, o CFAF/UESPI, ligado ao governo do Piauí, e muitos outros  centros binacionais em todas as regiões do país. O programa BRITE consiste em 36 horas de instrução online síncrona feita por aplicativos de aulas, 64 horas de trabalho online assíncrono em uma plataforma de educação online, e, em sua edição de 2022, atende aproximadamente 500 professores de inglês de escolas públicas de todo o Brasil. O programa ainda inclui um simpósio sobre criação e gerenciamento de projetos educacionais com duração de três dias para os participantes que mais se destacarem durante os seis meses de atividades. O grande objetivo do BRITE é promover o aperfeiçoamento de práticas de ensino e a troca de experiências entre os professores, resultando em um efeito multiplicador com o poder de beneficiar centenas de alunos da rede pública.

Administrador DEFAULT ACSS, 1/Jun/2021