Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A Casa Thomas Jefferson implantou, recentemente, um programa de gestão de resíduos sólidos cujos principais objetivos são: reduzir a geração de resíduos sólidos; separar os resíduos sólidos recicláveis e orgânicos daqueles não recicláveis; orientar alunos, funcionários e a comunidade quanto ao desperdício de recursos naturais; e preservar o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida da população.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A Casa Thomas Jefferson implantou recentemente um programa de gestão de resíduos sólidos cujos principais objetivos são: reduzir a geração de resíduos sólidos; separar os resíduos sólidos recicláveis e orgânicos daqueles não recicláveis; orientar alunos, funcionários e a comunidade quanto ao desperdício de recursos naturais; e preservar o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida da população.

Como parte do plano de gerenciamento elaborado por assessoria especializada contratada pela Thomas, a escola foi avaliada em relação à quantidade de resíduos sólidos gerados por suas atividades. A empresa de engenharia ambiental, entre outras atividades, executou a gravimetria (separação e pesagem de cada tipo de resíduo), e três unidades da Casa Thomas Jefferson foram inicialmente classificadas como grandes geradoras de resíduos. 

Para cumprir o plano de gestão, a Casa Thomas Jefferson instalou lixeiras seletivas em todas as unidades, treinou seus funcionários de limpeza e manutenção quanto à correta destinação de cada tipo de resíduo, implantou composteiras, passou a utilizar o adubo produzido na manutenção de seus próprios jardins e proibiu o uso de descartáveis nas lanchonetes de suas unidades. Após seguir criteriosamente as diretrizes do plano de gestão e implantar as novas rotinas, todas as unidades Thomas foram classificadas como pequenas geradoras de resíduos.

Com a classificação como pequenos produtores/geradores de resíduos, a escola hoje não precisa manter contratos de transporte e tratamento do lixo em aterros sanitários, o que gera economia para a instituição. A maior conquista desse projeto foi, no entanto, a considerável redução da geração de lixo e, consequentemente, a redução do descarte no meio ambiente.

Administrador DEFAULT ACSS, 1/Jun/2021