Esse lugar existe e estará de portas abertas no dia 16 de agosto em Brasília. Com o apoio da Casa Thomas Jefferson, o primeiro Festival de Invenção e Criatividade (FIC) chega a Brasília como uma celebração regional do espírito inventivo e colaborativo da imaginação brasileira. Organizado pelo Núcleo Brasília da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), em parceria com o Sesi Lab e da ChangeX, o primeiro FIC Brasília traz um evento histórico e dedicado a promover práticas de Aprendizagem Criativa. O festival acontecerá no Sesi Lab, das 10 às 17 horas.
Durante o festival, todas as pessoas interessadas em conhecer e vivenciar a Aprendizagem Criativa (AC) terão a oportunidade de participar de atividades mão na massa e explorar tecnologias high e low tech, que permitirão estimular o aprendizado e a criatividade de maneira lúdica e descontraída.
Dentre as atividades, o FIC traz oficinas práticas conduzidas por educadores e praticantes experientes que abordarão desde alfabetização digital e educação maker até resolução criativa de problemas e aprendizagem colaborativa, de mostra interativa de projetos inspiradores desenvolvidos por estudantes e educadores que destacam o poder da criatividade na aprendizagem. O evento proporciona, também, oportunidades de networking com visitação de escolas.
Nesta primeira edição em Brasília, o Sesi Lab será o palco de todas as atividades. O local foi o escolhido devido ao museu interativo disponível que é um espaço que conecta de forma interativa arte, ciência e tecnologia, com uma abordagem educativa criativa e multidisciplinar.
O Sesi Lab promove, por meio de suas experiências engajadoras, um ambiente de experimentação e descoberta, alinhado não só com os princípios dos Festivais de Invenção e Criatividade mas, também, com o da própria Aprendizagem Criativa. Sua infraestrutura e localização oferecem um espaço perfeito para celebrar o aprender criativo, tornando-se o cenário ideal para este evento.
Sobre o Festival
O Festival de Invenção e Criatividade foi criado em 2017 pela RBAC em conjunto com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP). Desde então, o modelo do Festival tem sido disseminado Brasil afora, por núcleos regionais da RBAC.
De 2017 para cá, foram organizados 91 FICs por todo o Brasil, somando mais de 96 mil visitantes até hoje. O Festival tem como objetivo proporcionar a pais, filhos, educadores e gestores espaço para explorar, experimentar, criar e discutir a aplicação de práticas significativas nos mais diferentes ambientes educacionais.
Sobre a RBAC
A RBAC começou em 2015 como uma iniciativa do Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab. O objetivo inicial era identificar, conectar e promover educadores de todo o Brasil que desenvolvem trabalhos alinhados com as premissas da Aprendizagem Criativa. Hoje, a RBAC é uma organização independente, composta por uma rede com mais de 14 mil educadores voluntários por todo o Brasil, engajados em transformar a educação brasileira. Outras informações sobre o FIC Brasília e inscrição de alunos estão disponíveis site: ficbrasília.com.br.
Matheus, 12/Ago/2024