Um dos mais impressionantes pianistas do mundo se apresenta de graça em Brasília

Um dos mais impressionantes pianistas do mundo se apresenta de graça em Brasília

Quando: sexta-feira, 27 de junho, às 19 horas
Onde: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson na 706/906 Sul
Quanto: Entrada gratuita.

Enrique Graf sobe ao palco do CTJ Hall para encerrar a primeira temporada de 2025 do projeto Sextas Musicais


A primeira temporada da edição de 2025 do Sextas Musicais será encerrada neste 27 de junho, com o recital internacional do pianista uruguaio Enrique Graf que subirá ao palco do CTJ Hall pela primeira vez. Mundialmente reconhecido, o artista se apresentará pontualmente às 20 horas. Para assistir presencialmente, basta os interessados comparecerem à Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul. O recital também será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube. Antes da apresentação, às 19 horas, a embaixada do Uruguai vai oferecer um vinho de honra aos convidados.

O pianista foi escolhido para encerrar a primeira temporada do Sextas Musicais em função da qualidade musical que imprime em cada concerto. Ele que já foi solista da orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, também já foi solista nos principais palcos da música de câmara do mundo, com destaque especial para os de Nova Iorque, Los Angeles, Flórida, México e Itália, por exemplo. A segunda temporada do Sextas Musicais estreará no dia 1 de julho, sempre com apresentações gratuitas para a comunidade.


O artista

O uruguaio Enrique Graf nasceu na capital, Montevidéu, em uma família musical. Ele iniciou os estudos musicais na infância. Venceu todos os concursos musicais do país, o que o levou a  recebeu uma bolsa de estudos  integral da Organização dos Estados Americanos e do Peabody Institute do Conservatório de Música de Baltimore, nos Estados Unidos. Ao concluir os estudos, venceu do Primeiro Prêmio na categoria Piano Internacional Concurso "William Kapell", além do "USA National Ensemble Competition" e "East and West International Auditions" em Nova York. Desde então tem se apresentado em recitais, música de câmara e com orquestras dos teatros mais importantes nos EUA, como Lincoln Center, Kennedy Center, South Bay Center for the Arts em Los Angeles, Broward Center for the Arts na Flórida e Carnegie Hall. 

Enrique Graf Participou dos festivais de San Miguel de Allende no México, Chautauqua em Nova York, Music Fest Perugia e Spoleto International Piano Festival na Itália, Festivais de Santa Maria e Natal no Brasil, Festival de Música de Kiev e das universidades de Maryland e Houston, dentre outros. Apresentou-se no Mozarteum argentino, nos Centros Culturais de São Paulo e Manila, e na Beethoven Society of Europe em St. Martin in the Fields e St. James Piccadilly em Londres. 

O pianista foi solista de orquestras em Nova York, Pittsburgh, Baltimore, Nashville, Indianápolis, Richmond, Washington, Miami, Orlando, Nova Jersey, Virgínia Ocidental, Charleston, Flagstaff, Greenville, Raleigh/Durham, Hudson Valley, Springfield, Texas, Moscou, Praga, Kiev, Lviv, Porto Rico, Bogotá, Santiago, Concepción, Rosário, Tucumán, Mendoza, Córdoba, Caracas, Lima, Montevidéu, Brasília, Belo Horizonte e Florida Virtuosi, Filarmônica Janacek, Câmara Americana Orquestra, Sinfonia da Camera em Illinois e a Sinfonia das Américas. Seu repertório inclui concertos de Bach, Haydn, Mozart, Beethoven (todos), Brahms, Liszt, Grieg, Franck, Mendelssohn, Tschaikowsky, Rachmaninoff, Gershwin, Poulenc, Ravel, Shostakovich De Falla Turina Lee Hoiby e estreou os concertos de Edward Hart e Florencia Di Concílio.

O músico uruguaio é um dos mais renomados professores de piano e ministrou master classes em renomados universidades como Carnegie-Mellon e Yale, o Conservatório de Xangai, o Hong Kong Academia de Artes, Universidade Nacional da Coreia, Universidade Federal de São Paulo, Conservatórios Peabody, Oberlin, Boston e Eastman.  A imprensa internacional o classifica como “um dos pianistas brilhantes dos nossos tempos” (The Washington Post); “um dos melhores intérpretes da sua geração” (El País) e "virtuosismo impressionante" (The New York Times).