Duo formado em 2016 já se apresentou nas mais conceituadas salas do Brasil e Estados Unidos
Dois aristas premiados em um dos mais requintados concertos da temporada 2024 do Sextas Musicais. É a apresentação do The Heritage Duo Ensemble, formado pela pianista brasileira Ligia Moreno e trombonista estadunidense Darrin C. Milling. Eles, que já se apresentaram nos palcos mais importantes do Brasil e dos Estados Unidos, tocarão no CTJ Hall nesta sexta-feira, às 20 horas e o público nem precisa retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer à Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul. O concerto também será transmitido pelo canal da Thomas no Youtube.
O The Heritage Duo Ensemble foi formado em 2016 por Ligia e Darrin e estreou no Festival de Inverno de Campos do Jordão. O duo já fez recitais no teatro Humboldt em São Paulo, na Escola de Música do Estado de São Paulo, no Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas (RS), na oficina de música de Curitiba, no Clube de Campo de São Paulo, e no exterior nos EUA em diversas regiões.
O Duo se tornou único do gênero de piano e trombone, que combina um repertório sofisticado
e elaborado de compositores renomados historicamente, com performance cênica em diversos momentos. O objetivo é
quebrar paradigmas no cenário da música de câmara. Lígia e Darrin trazem a Brasília o mesmo
espetáculo que tornou-se sucesso de público e crítica por onde passou.
A apresentação
acontece dentro do Sextas Musicais, iniciativa da Casa Thomas Jefferson que tem o apoio da embaixada dos Estados Unidos no
Brasil. A finalidade do projeto é levar gratuitamente ao público apresentações com o que há
de melhor na música brasileira e também internacional.
Os artistas
A pianista Lígia Moreno é mestre em música pela Universidade de Brasília e tem uma consolidada carreira internacional, com aclamadas apresentações em importantes salas de concerto na Europa, América do Norte e Ásia. Ela já ganhou mais de 20 prêmios em concursos de piano. Em 2007, participou do documentário The Secret Door to Music (NHK TV), idealizado e conduzido pela pianista portuguesa Maria João Pires. Lígia exerce atividade pedagógica com jovens pianistas e atua em colaboração com outros instrumentistas e compositores e já participou de estreias latino-americanas e mundiais, tanto em concertos como gravações.
O trombonista baixo estadunidense Darrin C. Milling já se apresentou como solista à frente de diversas orquestras sinfônicas e bandas no Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos e Tailândia. Desde a pandemia, estreia cinco novos concertos solo para trombone baixo de compositores como Ian Deterling (EUA), Juliana Ripke (Brasil) e Trent Johnson (EUA). Formado pelo Curtis Institute of Music na Filadélfia, ele foi bolsista da Academia Orquestral New World Symphony. Antes de morar no Brasil, integrou a Pennsylvania State Opera Orchestra, a Naples Philharmonic e, como músico convidado, tocou na Philadelphia Orchestra e na San Francisco Symphony. Darrin lecionou na Universidade de Wilkes-Barre (Pensilvânia) e conduziu masterclasses no Tanglewood Music Center, New England Conservatory, Manhattan School of Music, University of Maryland, Yong Siew Toh Conservatory em Cingapura, College of Music da Mahidol University na Tailândia e na British International School na Malásia.