Sounds of African Diasporas - Sextas Musicais

Sounds of African Diasporas - Sextas Musicais

Concerto de piano solo e exposição comemoram Dia Nacional da Consciência Negra
Data: 17 de novembro, 20h
Local: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul e no Youtube Casa Thomas Jefferson
Transmissão canal Youtube Thomas

Um concerto de um dos mais importantes pianistas internacionais da atualidade e a abertura de uma exposição marcam a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, na Casa Thomas Jefferson, nesta sexta-feira, 17 de novembro. Os dois eventos gratuitos são resultado da parceria entre a Thomas e a embaixada de Gana no Brasil. O concerto do pianista ganês-estadunidense William Chapman Nyaho será realizado às 20 horas, dentro do projeto Sextas Musicais, que acontece no CTJ Hall, com entrada franca, sem necessidade de retirada antecipada dos ingressos. Basta os interessados comparecerem à 706/906 Sul. Haverá transmissão ao vivo no canal da Thomas Jefferson no youtube. No mesmo dia, a exposição da artista plástica Leny Vasconcellos também estará aberta à visitação.

A embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia, também vai participar tanto do concerto quanto da exposição. São dela as poesias que fazem parte do espetáculo. A Embaixadora Abena é uma poetisa de renome internacional, diplomata ganesa e professora emérita. Ela já serviu durante 40 anos nos Departamentos de Inglês e Estudos de Mulheres e Género e Literatura Comparada em Rutgers, Universidade Estatal de Nova Jersey, nos Estados Unidos.  

O concerto

William Chapman Nyaho mora nos Estados Unidos e é um ativo recitalista solo, duo pianista e músico de câmara. Ele se apresenta em recitais e concertos nos EUA, na Europa, África, Ásia, América do Sul e no Caribe. O foco do pianista é em músicas de compositores de ascendência africana. É este conjunto de atributos que será apresentado a quem for ao CTJ Hall nesta sexta. Só para se ter uma ideia da importância de William Chapman para o piano interncional, ele atua, regularmente, como professor convidado em faculdades e universidades dos EUA e também como jurado de competições em vários países.

A arte de William Chapman Nyaho está muito ligada à consciência negra. Ele é defensor da música de compositores de ascendência africana e nas publicações que faz sempre inclui uma antologia de cinco volumes intitulada Piano Music of Africa and the African Diaspora, publicada pela Oxford University Press, em reconhecimento pela qual recebeu em 2022 o MTNA-Frances Clark Keyboard Pedagogy Award . Ele também contribui para o Diretório Internacional de Compositores Negros. William gravou três CDs aclamados pela crítica de música para piano solo de compositores de ascendência africana intitulados “Senku’”, “Asa” e “Kete” pelo selo MSR Classics. Ele, também, gravou Aaron Copland: Music for Two Pianos and Five by Four como o Nyaho/Garcia Duo.