Sextas Musicais - Live streaming: De Clarice a Cartola: um oboé no choro

Sextas Musicais - Live streaming: De Clarice a Cartola: um oboé no choro

Sextas Musicais on live streaming Data: 03 de dezembro de 2021 Horário: 20 horas Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

Oboísta norte-americano Harold Emert e violonista irlandês Kevin Shortall se unem à Maria Lúcia Verdi em apresentação que será transmitida ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
De Clarice a Cartola: um oboé no choro
Data:
 sexta-feira, 03 de dezembro de 2021
Horário: 20h
Um dos principais nomes da literatura brasileira do século XX, Clarice Lispector será homenageada nesta sexta-feira (3) com o espetáculo De Clarice a Cartola: um oboé no choro. Nesta apresentação, o duo de músicos internacionais Harold Emert e Kevin Shortall contará com a participação especial da Maria Lúcia Verdi, que recitará poemas da escritora e jornalista que nasceu na Ucrânia e veio para o Brasil ainda muito pequena, em 1922.
O espetáculo será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, centro binacional que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais. Entre as peças que serão apresentadas em duo e solo, estão as belíssimas canções Greensleeves, Brasileirinho, Romance, Caminhos Cruzados, Gabriel’s Oboe, O Mundo é Um Moinho, As Rosas Não Falam, Carinhoso, entre outras.
Os músicos
O oboísta e compositor norte-americano brasileiro Harold Emert estudou na Manhattan School of Music, em Nova York (EUA), e em Freiburg, na Alemanha, com Heinz Holliger, considerado o maior mestre do instrumento de todos os tempos.
Em 1973, Emert radicou-se no Rio de Janeiro. Gravou oito álbuns solo com suas obras. Sua versatilidade lhe permitiu realizar gravações com a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, Lenine, Olivia Hime, Ed Motta e Milton Nascimento, entre outros.
Ele compôs trilha sonora para a Companhia de Dança Débora Colker e o filme "Duas Vezes com Helena”. Integrou as orquestras American Symphony (Nova York); a Israel Philharmonic; orquestras da Rádio de Saarbrucken, Alemanha; e Rádio SABC, em Joanesburgo, África do Sul, entre outras.
Emert fez a curadoria de 12 Festivais Internacionais Riowinds para Música no Museu. Atuou como primeiro oboé da OSB, de 1973 a 1997, com o maestro Isaac Karabtchevsky; da Orquestra Sinfônica de Teatro Municipal do Rio de Janeiro, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Orquestra Sinfônica Nacional-UFF ((2004-2013).
Participou em turnês nos EUA, na Europa e na Argentina com a Israel Philharmonic, a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Nacional-UFF. Emert realizou gravações com a OSB sob a regência do maestro Karabtchevsky e com a OSN-UFF sob a regência da Maestrina Ligia Amadio. Como recitalista, se apresentou nas Filipinas, em Cingapura, Hong Kong, Brunei, no Taiti, na Austrália, Nova Zelândia e nos países da América Latina.
A sua obra “Concerto para oboé, violino e orquestra” foi apresentada com sucesso de crítica e público em Melbourne, Austrália, no Rio de Janeiro e na Louisiana State University, EUA. Atualmente, Harold é o primeiro oboísta da Orquestra Rio Camerata, sob a regência de Israel Menezes.
Kevin Shortall, violão sete cordas, iniciou seus estudos de violão aos 14 anos de idade. Filho de uma brasileira com um irlandês, recebeu a influência da música dos dois países. Ele se graduou, com honras, em Jazz Guitar no Royal Birmingham Conservatoire, Inglaterra, e no curso de Arranjos para Música Popular Brasileira na UniRio.
Shortall é mestre nos violões acústico e elétrico de seis e sete cordas, ukulele, banjo tenor e irish bouzouki. A sua versatilidade, talento e dinamismo o levam a realizar diversas e diferenciadas colaborações com músicos e conjuntos musicais por todo o Brasil: Café Irlanda (música tradicional irlandesa, SoulTrane (Jazz) e Regional Subindo a Serra (Choro), entre outros.
Integrou a Midlands Youth Jazz Orchestra, no Reino Unido, quando venceu a BBC Big Band Competition. Realizou turnês de apresentações com grande sucesso com a crítica especializada e o público exigente nos EUA, na América do Sul, Europa e Ásia. Colaborou com o cantor Jamie Cullum e a banda de rock Matanza.
Ele cumpre intensa agenda de atividades como educador musical em jazz, choro e música irlandesa. É membro fundador e atua na filial brasileira do Comhaltas Ceoltóirí Éireann, a associação internacional para promoção da Música Tradicional Irlandesa.