Sextas Musicais - Live streaming: Afrobrasilidades Orquestra Popular Salve Glória

Sextas Musicais - Live streaming: Afrobrasilidades Orquestra Popular Salve Glória

Sextas Musicais on live streaming Data: 10 de dezembro de 2021 Horário: 20 horas Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

Com Diana Mota à frente da orquestra, show faz parte das atividades dos ?16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero?, campanha internacional que tem o apoio da Casa Thomas Jefferson

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
Afrobrasilidades Orquestra Popular Salve Glória
Data:
 sexta-feira, 10 de dezembro de 2021
Horário: 20h
Em apoio à campanha internacional “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero”, a Casa Thomas Jefferson, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, apresenta o espetáculo Afrobrasilidades, nesta sexta-feira (10), às 20h. Transmitido ao vivo pelo YouTube do centro binacional, o show apresenta repertório da Orquestra Popular Salve Glória, liderada pela maestra, arranjadora e instrumentista Diana Mota.
A cada ano, a campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero” tem início em 25 de novembro e termina em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. A Organização das Nações Unidas apoia esta campanha iniciada pela sociedade civil por meio do Center for Women's Global Leadership e do United Nations Secretary-General’s UNiTE to End Violence against Women Campaign (UniTE Campaign). A UNiTE utiliza a cor laranja para representar um futuro mais
brilhante, livre de violência contra mulheres e meninas, como um tema de unificação em todas as suas campanhas no mundo. Em 2021, o tema estabelecido pela UNiTE foi o de colorir o mundo com a cor laranja no viés da violência de gênero no contexto da Covid-19.
Todas as ações e atividades realizadas têm por objetivo promover a mudança de comportamento, enfatizando a masculinidade positiva e não tóxica, e a igualdade de gênero no contexto da Covid-19, entre o público em geral e os grupos de risco. No Brasil e em Brasília, a mulher conquistou maior autonomia e liberdade de expressão, emancipou seu corpo e suas ideias, deixou de ser coadjuvante para assumir lugares diferenciados na sociedade com liberdades, possibilidades e responsabilidades, dando voz ativa ao seu senso crítico.
No ambiente da música, a mulher vem ampliando o seu espaço. Diana Mota conquista lugar de destaque no cenário brasiliense à frente de sua Orquestra Popular Salve Glória. Ela segue o s passos de sua brava mãe pioneira e, hoje, pode ser considerada a primeira mulher a estar à frente de uma orquestra popular em Brasília que apresenta repertório com arranjos próprios e originais com foco nos ritmos da cultura popular brasileira.
Sobre a musicista
Diana Mota, maestra, arranjadora e instrumentista vem conquistando um lugar de destaque no cenário brasiliense à frente de sua Orquestra Popular Salve Glória. O nome da orquestra é uma singela homenagem à sua mãe, Glória Maria, cantora pioneira de Brasília, num tempo em que a profissão de músico era marginalizada. Glória foi uma mulher que enfrentou o preconceito com maestria escrevendo um importante capítulo da história da música popular de Brasília desde a sua construção.
A Orquestra Popular Salve Glória, apresenta um repertório com arranjos próprios e originais com foco nos ritmos afro-brasileiros pertencentes à nossa cultura popular composto por frevo, carimbó, baião, maracatu, ijexá, ciranda, caboclinho, samba, dentre tantos outros. A Orquestra Popular Salve Glória, com dois anos e meio de existência, conquista seu espaço no cenário musical brasiliense alcançando sucesso junto à crítica especializada e ao público exigente. Realizou aclamadas apresentações no Clube do Choro de Brasília e Teatro da Caixa. Em 2018, a Orquestra foi convidada para participar do Festival Jazz Havana que aconteceria em janeiro de 2019.
Depoimento de Diana Mota:
"Assim como a Spok Frevo Orquestra, Orquestra da Bomba do Hemetério, Orkestra Rumpilezz e Orquestra Marafreboi, a Orquestra Popular Salve Glória vem conquistando seu espaço trazendo em seu repertório ritmos afro-brasileiros como carimbó, frevo, samba reggae, ciranda e maracatu porém, tendo como diferencial a formação instrumental. A ideia é sair da formatação tradicional de Big Band trazendo uma nova sonoridade agregando flauta, viola clássica e clarineta para explorar em alguns arranjos o som do estilo armorial. Um outro diferencial que na atualidade não se pode deixar de dizer, é que neste meio das orquestras populares, 99,99% ainda é um ambiente masculino. Maestro Fabiano Medeiros da Orquestra Marafreboi diz que sou pioneira no Centro-Oeste, uma mulher regendo, compondo e arranjando em específico neste cenário musical de orquestras populares " (Diana Mota)
No programa deste espetáculo em apoio ao evento internacional 16 Dias de Ativismo contra a
Violência de Gênero, será apresentado o repertório:
Forró Brasil (Hermeto Pascoal)
Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
Flor do Reggae (Ivete Sangalo/Gigi/Fabinho O’' Brian)
Leão do Norte (Lenine)
Pout pourri de cirandas (Domínio público)
Beija-me (Roberto Martins)
Maracangalha (Dorival Caymmi)
Salsa no 02 (Marcus Moraes)
Pout pourri de Carimbó
Terra menina (Luciana de Oliveira)
O elenco deste espetáculo musical será composto por:
Diana Mota – maestra e arranjadora
Fabianne Gotelipe – violino
Leandro Barcelos – flauta e sax-tenor
Jackson Delano – clarineta e sax-alto
Marina Vanéli – sax-barítono
Robson Pereira – trompete
Nilson Carvalho – trompete
Filipe Silva – trombone
Valmir Nunes – trombone
Paulinho do Trombone – trombone
Pedro Mota – percussão
Artur Mota – percussão
Bella Mota – percussão
Luciana de Oliveira – bateria
Sobre as Sextas Musicais
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.
Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.