Sextas Musicais - Live streaming: Ademir Junior Quinteto

Sextas Musicais - Live streaming: Ademir Junior Quinteto

Sextas Musicais on live streaming Data: 12 de novembro de 2021 Horário: 20 horas Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

Frevo, soul, pop, baião e muito jazz estão no repertório do espetáculo. Live será transmitida pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson.

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
Ademir Junior Quinteto
Data: sexta-feira, 12 de novembro de 2021
Horário: 20h
O improviso do jazz e a riqueza da música brasileira estão no repertório do show que o Ademir Junior Quinteto apresenta nesta sexta-feira (12), às 20h, em live que será transmitida pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson. O espetáculo faz parte das Sextas Musicais, tradicional evento do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.
No programa deste concerto, há uma mistura de sons contagiante, como a influência da banda Weather Report Nativos, uma forte referência ao trompetista Wynton Marsalis; o frevo que caminha para o afro e combina as raízes da música brasileira sob influência afro; a soul music ao estilo dos anos 70 em homenagem ao astro James Brown; o baião/blues com riffs do soul e do ragtime; o pop anos 80, em referência a Michael Jackson.
Uma das atrações é a canção Giant Steps, um dos temas mais difíceis e consagrados do jazz, de autoria de John Coltrane e que Ademir Junior deu nova roupagem, enfatizando mudanças repentinas de andamento sem perder o calor e intensidade que o tema tem em sua própria essência.
Sobre os músicos
Ademir Junior, saxofonista, mantém seus fortes vínculos com a Casa Thomas Jefferson, onde se apresenta e colabora com renomados artistas nacionais e internacionais desde o início da sua trajetória musical, aos 15 anos.
Gravou oito álbuns como bandleader. Músico talentoso e versátil, expõe a diversidade rítmica e a liberdade de gêneros e estilos, mesclando improvisação e complexidades típicas do seu trabalho, influenciado por Hermeto Pascoal, John Coltrane, Wynton Marsalis, Miles Davis e outros.
Ademir é destaque na música instrumental brasileira e mestre na improvisação, multi-instrumentista, arranjador e compositor e figura entre os melhores saxofonistas da atualidade. É o primeiro saxofonista brasileiro de jazz a se tornar artista da Selmer, maior marca de saxofones no mundo.
Colaborou e gravou com Chris Potter, John Patitucci, Bob Mintzer, Paquito D’Rivera, Hermeto Pascoal, Mart’nalia, João Bosco, Roberto Menescal, Rosa Passos, Alexandre Pires, João Donato, Ed Motta, Hamilton de Holanda, dentre outros. Atualmente, Ademir é artista Selmer e Vandoren, maestro da Orquestra JK, diretor e idealizador da Escola de Solistas, diretor cultural da International Police Association no Brasil e oficial músico da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Moisés Alves, trompetista, nasceu em Campina Grande, Paraíba, onde descobriu o interesse pela música e iniciou os estudos musicais com o professor Ivaldo Amado. Em 1985, chegou a Brasília, onde continuou os estudos musicais com os mestres Doutor Naílson Simões e Charles Schuluter.
Em 1989, ingressou na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Em 1997, residiu em Cuba, onde atuou como músico convidado na Orquestra Sinfônica de Matanzas, no Grupo Son de Oro, na Banda Brava, entre outras, e colaborou com artistas e conjuntos diversos.
De volta ao Brasil, colaborou com Só Pra Contrariar, Alexandre Pires, Roberta Sá, Elza Soares, Diante do Trono, João Donato, Ney Matogrosso, entre outros grupos e artistas. Atua, frequentemente, como educador convidado em festivais de música nacionais e internacionais e conservatórios de música em diversas cidades brasileiras.
Misael Silvestre, pianista, iniciou a sua formação musical em piano erudito dos 6 aos 12 anos de idade com a mestra Maestrina Rita Conte. Nessa época, seu interesse pela música brasileira e o jazz foram despertados, o que o levou ao Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, onde teve aulas com artistas e mestres do Brasil e do exterior.
Em 2011, ingressou no curso de Licenciatura em Música na Universidade de Brasília. Em 2012, nos EUA, na Universidade de Cincinnati, estudou com os renomados músicos Phil DeGreg, Luke Guillespe, Donny McCaslin, Brandford Marsalis, Jeff Hamilton, como bolsista da Capes/Fipse.
Em Brasília e no Brasil, cumpre intensa agenda de colaborações e gravações de estúdio com Hamilton Pinheiro, Ademir Junior, Hamilton de Holanda, Ed Motta, Ivan Lins, Baptiste Herbin, Alexandre Carvalho, Bruno Mangueira, Joshua Roberts, Oswaldo Montenegro, Carlos Pial, Leonel Laterza, entre outros.
Daniel Castro, contrabaixista, iniciou seus estudos de música na adolescência, ingressando na Escola de Música de Brasília, onde concluiu o curso Técnico de Baixo Elétrico. Em 2011, graduou-se no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília.
Músico bastante atuante e solicitado para diversos e diversificados trabalhos, Daniel colaborou com Mesa pra Três, Ed Motta, João Bosco, Joana Duah, Hamilton de Holanda, Mark Rapp, Phil de Greg, Alejandro Áviles, Irving Acao, Idriss Boudrioua, Alexandre Carvalho, Carlos Malta, Sidmar Vieira, Raul de Souza, Dave Pietro, Baptiste Herbin, Nelson Faria, Maurício Einhorn, entre outros no Brasil e exterior.
Pedro Almeida, baterista, nasceu em Fortaleza. Aos 14 anos, iniciou a sua trajetória musical tocando contrabaixo elétrico. Então, ingressou na Escola de Música Luiz Assunção para estudar a bateria.
Pedro foi membro da Orquestra Júlia Jorge, regida pelo maestro Glaydson Carvalho. Em 2001, chegou a Brasília, onde deu continuidade aos estudos musicais e especialização e recebeu uma imensa variedade de influências na Escola de Música de Brasília.
Pedro colaborou com Branford Marsalis, João Bosco, Ed Motta, Hamilton de Holanda, Raul de Souza, Ademir Júnior, Moisés Alves, Idriss Boudrioua, Bruno Mangueira, Juninho di Sousa, Baptiste Herbin, Sizão Machado, Peter Knudsen, Mark Happ, Paul Lieberman, Shelley Yoelin, Mike Tracy, Dan Haerle, Anne Wash, Ricardo Silveira, Mesa Pra Três, Fábio Torres, Alexandre Carvalho, Roberto Sion, Manassés Sousa, entre outros artistas do Brasil e exterior.