Sextas Musicais - Live Streaming: Gustavo Figueiredo Trio

Sextas Musicais - Live Streaming: Gustavo Figueiredo Trio

Sextas Musicais on live streaming Data: 18 de março de 2022 Horário: 20 horas Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

O músico mineiro estará acompanhado do contrabaixista Oswaldo Amorim e do baterista Di Stéffano em sua apresentação na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul. A entrada é gratuita

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
Gustavo Figueiredo Trio
Data:
 sexta-feira, 18 de março de 2022
Horário: 20h
Local: Presencialmente no CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul, ou no Youtube Thomas da Casa Thomas Jefferson


 
Pianista Gustavo Figueiredo se apresenta nesta sexta-feira (18) no CTJ Hall 

O pianista mineiro Gustavo Figueiredo é a atração desta semana do projeto Sextas Musicais, que proporciona ao público encontros gratuitos com música de qualidade. O artista será acompanhado pelo contrabaixista Oswaldo Amorim e pelo baterista Di Stéffano. Juntos, eles formam o Gustavo Figueiredo Trio. 

O show será nesta sexta-feira (18), às 20h, com público presencial no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul – verifique o protocolo covid-19 para comparecimento. Mas a transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais, será mantida em todos espetáculos. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online. 

Sobre o músico 

Gustavo Figueiredo, pianista, nasceu em 1981 na cidade de Belo Horizonte, onde iniciou seus estudos musicais aos 12 anos. Estudou com professores particulares até ingressar na Pró-Music, escola de música, onde se desenvolveu na teoria musical, na harmonia e na improvisação com grandes mestres. 

Gustavo, sempre ávido por se aperfeiçoar, participou de oficinas de música com renomados mestres, estudou jazz com Mattheu Warnock e, recentemente, com o pianista israelense Shai Maestro.

Desde 1999, ele atua profissionalmente com a música, lecionando, como músico em estúdio, arranjador e produtor. Em 2020, lançou os singles “Na Mente” e “Viva”. Em 2021, lançou “Velha Boipeba”, “Nova” e “Queridão”, todos disponíveis nas principais plataformas digitais.

Em outubro de 2022, Gustavo vai lançar o álbum Antes do Fim, que, além de seu trio, conta com a participação de Kadu Vianna e Marcelo Dai nos vocais. 

Ao longo de sua trajetória artística, colaborou com Vander Lee, Beto Guedes, Toninho Horta, Gilvan de Oliveira, Marku Ribas, Nivaldo Ornelas, Grupo Cobra Coral, Marcio Bahia, Gladston Galiza, Rodrigo Rios Big Band, Celso Moreira, Pedro Morais, Chico Amaral, Teresa Morales, Carla Villar, Flávio Henrique, Paula Fernandes, Liah Soares, Beto Lopes, Cid Ornelas, Cléber Alves, Célio Balona, entre outros. 

Dividiu o palco com Elza Soares, Flávio Venturini, Paula Lima, Luiza Possi, Emmerson Nogueira, George Israel, Teresa Cristina, Armandinho, Toninho Ferragutti, Leila Pinheiro, Paula Santoro, Isabela Taviani, Edu Ribeiro, Ney Conceição, Daniel Boaventura, Paulinho Moska. 

Participou de shows de lançamento do CD "Experimenta", do Duofel, no Sesc Pompéia (SP). Fez toda a transcrição e tocou em um show em homenagem a Dionne Warwick no festival Tudo é Jazz, com participação de Cheyenne Elliot, Jesuton e Ellen Oléria. 

Gustavo é ganhador do Prêmio BDMG Jovem instrumentista 2005 e do Prêmio BDMG Instrumental 2007. Gravou um CD com os vencedores dos prêmios. 

Ele mantém seu trabalho próprio e autoral, que apresentou no 1º Encontro Carioca de Música Instrumental, onde também falou sobre a música instrumental mineira.

Gravou o programa Instrumental Sesc Brasil no Teatro do Sesc Paulista. Participou do Joinville Jazz Festival, do Conexão Vivo, em Belo Horizonte e Uberlândia, do Quarta Jazz, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium, da Mostra de Cinema de Tiradentes e do Festival de Inverno de Itabira.

Lançou o seu primeiro CD, intitulado Trio, no Savassi Festival de 2014. Fez shows pelo projeto CenaMúsica, em Belo Horizonte, e no Festival de Percussão de Uberlândia. 

Em 2015, gravou um DVD ao vivo na Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes, fez show no projeto Piano +1 (Sesc Santos) ao lado do baterista Alex Buck, na Fartura Gastronômica, em Tiradentes, no Projeto Dia de Feira, no Circuito Instrumental, na Série BH Instrumental, no projeto #4aumentada, no Ibitipoca Jazz Festival, no Valadares Jazz Festival, por dois anos consecutivos no Femucic, em Maringá, no Praça Sete Instrumental e em duas edições do Fartura Brasil.

Em 2018, lançou um trabalho interpretando importantes compositores da música brasileira e, desde então, cumpre intensa agenda de apresentações deste trabalho. Em 2019, iniciou a sua trajetória musical internacional com apresentações em Portugal, no Cascais Jazz Club e Fábrica Braço de Prata, em Lisboa. Participou dos encontros internacionais MICBR e Música Mundo.