Um dos mais importantes nomes da cultura em Brasília, o pianista Renato Vasconcellos está completando 50 anos de chegada à capital do país e escolheu o palco do CTJ Hall como espaço para comemorar a data. Para isso ele fará uma apresentação gratuita e aberta à comunidade, do Renato Vasconcellos Sexteto. Será nesta sexta-feira, pontualmente às 20 horas no espaço que fica na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul. Os interessados não precisam retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer. O concerto também será transmitido, ao vivo, pelo canal da Thomas no Youtube.
A apresentação acontece dentro do projeto Sextas Musicais que semanalmente leva a toda a comunidade o que há de melhor e mais sofisticado na música brasileira e também na internacional, sempre em apresentações gratuitas. A Casa Thomas Jefferson tem o apoio da embaixada dos Estados Unidos nesta iniciativa.
Para este concerto, Renato Vasconcellos vai abrir o baú de composições para compartilhar com o público todo o acervo pessoal com obras escritas nos últimos 50 anos. São músicas que retratam os espaços abertos da cidade e já cativaram os ouvidos do público, com temas instrumentais que chegam facilmente ao coração do ouvinte comum, sem complicações, mas com muita sutileza melódica e refinamento harmônico.
O artista
A trajetória e formação musical de Renato Vasconcellos começou na Escola de Música de Brasília, aos 14 anos de idade, e prosseguiu no Departamento de Música da Universidade de Brasília. O músico já fez centenas de aparições para o público da capital, seja colaborando com artistas locais como Renato Mattos, Adriano Faquini, Cássia Eller, Zélia Duncan e Rosa Passos, ou prestando serviços a grandes nomes da MPB como Maria Bethânia, Beto Guedes, Simone, Sandra de Sá, Zizi Possi, Leny Andrade e Carmen Costa.
No campo da música instrumental, Renato fez dobradinhas com Márcio Montarroyos (trompete), Toninho Horta (guitarra), Raul de Souza (trombone), Nivaldo Ornelas (sax), Ricardo Silveira (guitarra), Raul Mascarenhas (sax), Arthur Maia (baixo) e Pascoal Meirelles (bateria).
Além de pianista e arranjador, Renato deixou o nome registrado na galeria dos compositores que tiveram como inspiração, a modernidade da cidade. É dele a música “Suite Brasília”, considerada um hino instrumental da capital, povoando o imaginário do brasiliense como uma espécie de trilha sonora que retrata os espaços abertos do planalto central. Renato Vasconcellos continua doando musicalidade aos brasilienses, ao atuar como professor no Departamento de Música da Universidade de Brasília desde 2004.
O sexteto
O Renato Vasconcellos Sexteto é formado por músicos que atuam com Renato, há muitos anos: Oswaldo Amorim é um refinado contrabaixista que toca tanto o elétrico como o acústico. Formado em Jazz na Manhattan School of Music de Nova York, é músico convidado por todas as grandes estrelas que visitam Brasília. Bruno Medina, músico versátil que toca os saxofones tenor e soprano. Mestre em Jazz na Universidade de Louisville-KY (EUA), Bruno traz para o grupo, um som cheio de influências tradicionais e modernas.
Moisés Alves, músico altamente técnico, que faz do trompete e do flugelhorn. Membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Moisés contribui para o grupo com sonoridade brasileira, jazzística e também impregnada do balanço e da vibração cubana. Os músicos incorporados recentemente ao sexteto são Bruno Mangueira, guitarrista capixaba radicado na cidade como professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília. Mestre e doutor em música pela Unicamp, Bruno desenvolve trabalho solo tendo vários discos lançados. Misael Barros é baterista pernambucano radicado em Brasília e colabora com o grupo ao trazee a intensidade e ao mesmo tempo, a sutileza. Misael está presente nos trabalhos de diversos artistas locais como Tico de Moraes e Izabella Rocha, além de ser convidado por diversos músicos que visitam Brasília, como Toninho Horta, Frank Chiarini, dentre outros.