O Yermat é um quinteto musical formado por músicos brasileiros e franceses que se apresenta nesta sexta-feira (11), às 20h no projeto Sextas Musicais, com transmissão pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson.
O grupo formado pelos brasileiros Pablo Fagundes (harmônica), Marcus Moraes (violão) e pelos Franceses Christophe Rocher (clarinetas), Frédéric Briet (contrabaixo) e Nicolas Pointard (bateria), são responsáveis por um som definido por muitos como ‘fora do comum’.
Para Pablo Fagundes, essa apresentação na Casa Thomas Jefferson “é de extrema importância para o grupo já que se trata de uma apresentação em um território sagrado da música de qualidade e de forma gratuita para o público”.
O repertório da apresentação traz obras de brasileiros como Pixinguinha, nomes consagrados da música francesa, além de músicas autorais e uma canção inédita do grupo.
O nome do quinteto - Yermat - é uma palavra de origem da língua bretão que significa, “saúde”, popularmente dita pela população local da Bretanha, no noroeste da França na hora do brinde.
A apresentação, também pode ser acompanhada presencialmente no CTJ Hall, em Brasília (SEP Sul 706/906 Sul).
Sobre as Sextas Musicais
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas por meio de gerações e experiências singulares. Desde de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações também para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.
Prestigie! Casa Thomas Jefferson, educação e cultura desde 1963.