Pianista Pablo V. Marquine - Sextas Musicais

Pianista Pablo V. Marquine - Sextas Musicais

Data: 23 de setembro de 2022
Horário: 20 horas
Local: CTJ HALL-Casa Thomas Jefferson, na SEP Sul 706/906
Transmissão canal Youtube Thomas

Pianista Pablo Marquine faz apresentação gratuita nesta sexta (23)

As Sextas Musicais levam ao público, esta semana, a criatividade e a sensibilidade do pianista e compositor Pablo V. Marquine. Com peças de Frédéric Chopin, Claudio Santoro e do próprio Marquine, entre outros, o espetáculo será apresentado nesta sexta-feira (23), às 20h, no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906. A entrada é gratuita.

A apresentação também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online. 

Músico reconhecido internacionalmente, Pablo V. Marquine graduou-se PhD em Musicologia (2016-2021), com Área Cognata Performance em Piano, na School of Music, na Universidade da Flórida. Ele apresentou sua pesquisa e realizou a performance das obras para piano do maestro Claudio Santoro (1919-1989) nas principais conferências internacionais de sua área nos Estados Unidos, na Espanha, Hungria, Itália, Inglaterra, em Portugal, entre outros países. 

Como resultado dessa dedicação, lançou em 2017 Prelúdios, primeiro volume da coletânea que leva a obra de Santoro para piano solo. Raffaello Santoro, filho do maestro, foi o engenheiro de som do álbum. 

No programa deste recital, Pablo V. Marquine interpretará, de Claudio Santoro, as peças Imitando Chopin, Meu amor me disse adeus (1962) – com arranjo para piano de Pablo Marquine –, Prelúdios Série 2, 1º Caderno - nº 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9 e 12, Dança e Noturno (1984). 

O pianista também levará ao público peças de outros compositores, como Balada nº 1 em Sol menor, Op.23 (1831), de Frédéric Chopin; Variações Sérias, Op. 54 (1841), de Felix Mendelssohn, e Cinco Haikais (2008), de Luiz Gonçalves. Marquine tocará, ainda, sua própria Metamorfosis (2008 – 2022). 

Sobre o pianista

Pablo V. Marquine é pianista, musicólogo, compositor e produtor musical. Iniciou seus estudos musicais ao piano com 5 anos de idade e teve como percurso musical instituições renomadas do Brasil, como a Escola de Música de Brasília, onde se graduou no curso técnico em Piano Erudito. Na Universidade de Brasília, cursou o Bacharelado em Piano, Bacharelado em Composição e, também, o Mestrado em Musicologia, no Programa de Pós-graduação do Departamento de Música. Atualmente, Pablo V. Marquine trabalha na área da docência e desenvolve trabalhos de divulgação da música brasileira para piano, canto e piano e música de câmera. 

A Casa Thomas Jefferson e Brasília 

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade. 

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil. 

Sobre as Sextas Musicais 

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares. 

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.