Paisagens Sonoras - Sextas Musicais

Paisagens Sonoras - Sextas Musicais

Paisagens Sonoras - Sextas Musicais
Data: 08 de dezembro, 20h
Local: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul e no Youtube Casa Thomas Jefferson
Transmissão canal Youtube Thomas

Basta fechar os olhos e se entregar, ainda que por alguns instantes, que as melodias executadas com perfeição poderão te levar a passear pelo Brasil, Argentina, Ucrânia, Noruega, Alemanha, Rússia e Estados Unidos. Esta é a proposta de “Paisagens Sonoras”, concerto que dois gigantes da música, a violinista Káthia Pinheiro e o pianista Farlley Derze, farão nesta sexta-feira, dia 8, no palco do CTJ Hall da Casa Thomas Jefferso, que fica na 706/906 Sul. O espetáculo é gratuito, começa às 20 horas e não é necessário retirar antecipadamente os ingressos, sejam individuais ou em grupos. O concerto também será transmitido, pelo canal da Thomas no Youtube.

O repertório cuidadosamente selecionado é uma viagem melódica, refinada e quase sensorial que vai conduzir a imaginação e levar o espectador a contemplar as “Paisaganes Sonoras” embalados por obras como a do argentino Astor Piazzola (Libertango), a do norueguês Rolf Løvland (Children of the river), do alemão Brahms (

Fantasia sobre o 3° movimento da 3ª sinfonia) ou do brasileiro Farlley Derze (Choro Barroco). Em síntese, é um concerto de imagens, sons e fantasia. 

A violinista Káthia Pinheiro e o pianista Farlley Derze se uniram para este penúltimo concerto da temporada do Sextas musicais, que terá última apresentação dia 15 de dezembro e retornará no dia primeiro de março de 2024. O Sextas Musicais é uma iniciativa que a cada semana oferece ao público, de forma gratuita e presencial, shows do melhor da música brasileira e internacional. As apresentações no projeto já tornaram-se referência de qualidade entre o público, os artistas e a crítica especializada. A Casa Thomas Jefferson conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização dos eventos culturais.

Sobre os artistas

A violinista Kathia Pinheiro iniciou os estudos musicais aos 7 anos ao piano e, aos 11 começou a estudar violino na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1979 foi laureada duplamente no Congresso Nacional Villa-Lobos, ao conquistar o 1º prêmio e o de Melhor Intérprete de Música Brasileira. No mesmo ano tornou-se integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira, onde permaneceu até 1980, ocasião em que foi convidada pelo Maestro Levino Alcântara a ingressar no corpo docente da Escola de Música de Brasília. No mesmo ano, o maestro e compositor Cláudio Santoro a convidou para fazer parte da Orquestra Sinfônica de Brasília.

Na MPB atuou com Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Elis Regina, Léo Gandelman, Toquinho, Milton Nascimento, Gal Costa, Zizi Possi, Elba Ramalho, Rita Lee, Sandra de Sá, Lulu Santos, Alceu Valença, Lobão, Fafá de Belém, Toni Garrido, Renato Borghetti, Carlinhos Brown, Hamilton de Holanda, Ivan Lins, Roberto Carlos, Zélia Ducan, Bibi Ferreira, dentre outros. Participou da gravação do CD “Os Clássicos do Samba” com Martinho da Vila, Jamelão, Ivone Lara, Eliane Farias e com participação da Velha Guarda das Escolas de Samba Portela e Mangueira. Em julho de 2006, Kathia Pinheiro lançou o primeiro álbum como cantora, “O Dia Nasce”. O CD mistura clássico com MPB. Durante 22 anos, Kathia Pinheiro esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santloro, ora como concertino ora como spalla. Atualmente, Katia cumpre intensa agenda de apresentações e colaborações. 

O pianista Farlley Derze é formado pelo Conservatório Carminha Alonso no Rio de Janeiro. Na discografia tem cinco álbuns autorais, além de ter sido o diretor musical de álbuns de dezenas de artistas brasileiros. Atuou em colaborações com artistas como Claudinha Telles, Elza Soares, Joana, Jorge Benjor, Lucinha Lins, Jorge Aragão, Robertinho de Recife, Dudu Nobre; Rio Jazz Orquestra; Brasília Popular Orquestra. As agendas de turnês de Farlley incluem apresentações na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, África e em todo o Brasil.Ele é o autor do livro "RAM - Método de Rearmonização com Acordes Menores”, pela Microeditora Press. 

Farlley Derze é reconhecido e respeitado no âmbito acadêmico como membro da Academia de Letras e Música do Brasil onde ocupa a cadeira 46 de Camargo Guarnieri. Ambos musicistas no plano individual possuem um amplo repertório como concertistas e cameristas.