A Orquestra Popular Salve Glória estará disponível, no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube. A apresentação faz parte do projeto Sextas Musicais, que durante o mês de julho entra em pausa na programação ao vivo e disponibiliza shows e concertos inéditos em alta definição na plataforma.
Comandada pela maestrina e flautista Diana Mota, a orquestra executa um repertório recheado de ritmos da música brasileira, como frevo, carimbó, baião, maracatu e ijexá.
O projeto Sextas Musicais, realizado semanalmente pela Casa Thomas Jefferson, oferece ao público de Brasília apresentações com o que há de melhor na música de câmara, nos ritmos brasileiros e também da música internacional. Durante o recesso de julho, os espetáculos ficam disponíveis no canal da instituição no YouTube.
A orquestra é liderada por Diana Mota — flautista, arranjadora, professora e maestrina — que, para o projeto, se inspirou nas conquistas, na maior autonomia e liberdade de expressão das mulheres ao longo do tempo. Na música, segundo Diana, essa presença tem se fortalecido, e a apresentação é um reflexo dessas conquistas.
O nome do grupo é uma homenagem à mãe da maestrina, Gloria Maria, cantora pioneira de Brasília, que desbravou caminhos em uma época em que a profissão de músico ainda era marginalizada. Diana segue seus passos e destaca-se como a primeira mulher a liderar uma orquestra popular na cidade.
A Orquestra Popular Salve Glória é composta por Fabianne Gotelipe (violino), Leandro Barcelos (sax tenor e flauta), Jackson Delano (sax alto e clarineta), Marina Vanéli (sax barítono), Nilson Carvalho, Robson Pereira, Rayan Carvalho (trompetes), Paulinho do Trombone, Filipe Silva, Valmir Nunes (trombones), Flávio Rodrigues (piano/sanfona), Ancleves Nascimento (contrabaixo), Pedro Mota, Artur Mota, Bella Mota (percussões), Luciana de Oliveira (bateria), com técnica de áudio de Di Stéffano.
Assista ao vivo no YouTube da Thomas, a partir
das 20h do dia 25 de julho: youtube.com/@casathomasjefferson
E acompanhe o retorno do Sextas Musicais ao vivo a partir do dia 1º de agosto.