OSTNCS e Duo Avita - Sextas Musicais (Transmissão de gravação)

OSTNCS e Duo Avita - Sextas Musicais (Transmissão de gravação)

Data: 14 de outubro de 2022
Horário: 20 horas
Local: Transmissão canal Youtube Thomas

Sextas Musicais exibe, no YouTube, concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional com o Duo Avita

O projeto Sextas Musicais vai exibir nesta semana o espetáculo que a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) e o Duo Avita apresentaram no Cine Brasília, em 5 de julho de 2022, em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil e à Data Nacional dos EUA. A transmissão estará disponível no YouTube da Casa Thomas Jefferson, nesta sexta-feira (14), às 20h. 

O concerto foi realizado por uma iniciativa da Casa Thomas Jefferson em parceria com a Embaixada dos EUA e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. 

Composto pela pianista russa com cidadania norte-americana Ksenia Nosikova e a violonista norte-americana de 18 anos Katya Moeller, mãe e filha, o Duo Avita foi solista frente à OSTNCS, sob a regência do maestro Claudio Cohen. 

No programa do espetáculo, estão as peças Concerto para violino e Orchestra Op.14, de Samuel Barber; Concerto duplo para piano e violino em ré menor, de Felix Mendelssohn; e Rhapsody in Blue, de George Gershwin. 

Sobre o Duo Avita 

Katya Moeller, violinista, 18 anos, é considerada uma “instrumentista fenomenal” por revistas especializadas. Recebe elogios da crítica especializada e do público exigente pelo seu frescor e compromisso sempre com muito vigor e concentração em suas performances singulares, impactantes e refinadas. 

Katya Iniciou seus estudos ao violino aos 4 anos de idade, apresentou seu primeiro recital solo aos 6 anos e, com orquestra, aos 12. Desde então, cumpre intensa agenda de apresentações como solista de orquestras sinfônicas. Com o Duo Avita, se apresentou nos EUA, no Brasil, na Tailândia e em Singapura. 

Em 2021, gravou seu primeiro álbum com o Duo Avita, com os 24 Prelúdios de Lera Auerbach para violino e piano e a estreia mundial de Oskolki. Este álbum recebeu cinco estrelas de diversos críticos musicais proeminentes. 

Katya é uma competidora vencedora em eventos musicais internacionais. Atualmente, é aluna da professora Almita Vamos e do prestigiado Music Institute of Chicago Academy. Destaca-se, também, nos diversos festivais internacionais de música nos EUA e na Europa. Colabora com formações de música de câmara sempre com repertórios que exigem todas as melhores condições de uma intérprete de talento. Ela dará continuidade aos seus estudos musicais na prestigiada Juilliard School of Music, em Nova York, EUA. Katya toca um violino Sergio Peresson 1978.

Ksenia Nosikova, pianista, é descrita pela crítica como uma pianista “de primeira qualidade” (Fono Forum/Alemanha) e de “refinada sensibilidade e excelente pianismo” (New York Concert Reviews). Um dos grandes destaques do cenário musical internacional, apresenta-se com frequência pela Europa, Ásia, EUA, Canadá e América do Sul. Entre as principais salas de concerto em que se apresentou, estão o Carnegie Hall e o Merkin Hall de Nova York, além dos teatros de Shangai e Hong Kong (China). 

Ksenia é convidada frequente de importantes festivais do mundo, como os de Amalfi e Rimini (Itália), Munster (França), Rovin (Iugoslávia), Gabrovo (Bulgária), Novi Sad (Sérvia), Aspen e Sarasota (EUA). 

Ela gravou para os selos Profil Medien, Albany, Centaur e Capstone Records. Entre seus nove aclamados álbuns, está a gravação integral dos Anos de Peregrinação de Liszt, um dos pilares do repertório pianístico. Segundo a revista “London’s International Piano Magazine”, o volume “Itália” dos Anos de Peregrinação é um “super disco”, considerado uma das seis melhores gravações da obra, podendo ser equiparada a versões de grandes pianistas, como Brendel, Berman e Bolet. 

A pianista é formada pelo Conservatório de Moscou, onde concluiu com a mais alta distinção o bacharelado e o mestrado. Após emigrar para os EUA, obteve seu doutorado na Universidade do Colorado e, atualmente, é professora da Universidade de Iowa. Em sua classe, estão pianistas de vários países, que já desenvolvem carreiras de destaque nos EUA e no exterior. 

Premiada em três concursos internacionais, Ksenia Nosikova é convidada frequente para compor o júri de vários concursos, como o Liszt-Garrison, Los Angeles, Schmidbauer e MTNA (EUA), além do Ibla Grand Prize (Itália). Ksenia Nosikova é uma artista Steinway, além de membro da Sociedade Liszt dos EUA e Diretora Artística da série de concertos “Piano Sundays” at Old Capitol. 

Sobre as Sextas Musicais 

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público. 

A Casa Thomas Jefferson e Brasília 

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade. 

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.