Quatro expoentes da música instrumental, de câmara e de orquestra no Brasil se uniram para um concerto que acontece nesta sexta-feira em Brasília para executar obras de dois dos maiores e mais importantes compositores clássicos do país: Heitor Villa-Lobos e Carlos Gomes. O melhor de tudo é que a apresentação é gratuita e sem necessidade de retirada antecipada dos ingressos. Os interessados só precisam comparecer ao CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul. O espetáculo começa às 20 horas e será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube.
O quarteto é formado por músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O repertório do concerto “Uma Noite Brasileira”, segundo a violinista Lilian Raiol foi pensado para apresentar ao público a sofisticada obra de Carlos Gomes, o primeiro compositor não europeu a tocar em grandes teatros, e Villa-Lobos, o mais conhecido compositor clássico do país.
O concerto estará em cartaz no Sextas Musicais, projeto da Casa Thomas Jefferson, considerado pela violinista como o lugar consagrado da música de câmara em Brasília. “Todo artista que faz música para quem gosta de música, para quem valoriza a música se sente orgulhoso por se apresentar ali, que é mesmo um templo, com uma acústica perfeita”, explica. Além de Lílian, também se apresentam no concerto a também violinista Luciana Arraes, o violoncelista Augusto Guerra Vicente e o violista Márcio Heraldo Matos da Costa.
O projeto Sextas Musicais oferece semanalmente ao público, de forma presencial, shows do melhor da música brasileira e internacional. A Casa Thomas Jefferson conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização dos eventos culturais.
Sobre os artistas
Lilian Raiol, violinista, e spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro desde 2016. Ela nasceu em Macapá (AP), mas vive em Brasília desde a infância, onde iniciou a formação musical, passando depois por São Paulo e Beijing (China). A violinista tem extensa carreira como solista, camerista e músico de orquestra. Já participou de várias gravações de CDs e colaborou com diversos grupos nacionais e estrangeiros, dentre eles a famosa Orquestra Simón Bolívar, em Caracas, e a Jeunesse Musicales World Orchestra, em turnês no Canadá, Espanha e China.
Augusto Guerra Vicente é violoncelista e nasceu em Brasília. É bacharel em Violoncelo pela Universidade de Brasília e Mestre em Música Brasileira. Integra o naipe de violoncelos da orquestra Cláudio Santoro desde 1991. Atualmente, além de violoncelista da orquestra, é integrante do Quarteto Capital e presidente da Academia de Letras e Música do Brasil.
Luciana Arraes é violinista paraense. Além de integrar a orquestra, ela mantém uma carreira ativa como instrumentista, músico de orquestra e pedagoga e equilibra o fascínio pelo violino em suas diversas expressões. Desde 2015, é membro do Duo Arraes- Moyer, com o pianista norte-americano Jonathan Moyer, com o qual se apresenta no Brasil e nos EUA. Luciana é Doutora em Artes Musicais - Performance em Violino pela Hartt School of Music da University of Hartford (Connecticut-EUA), Mestre em Violino pela University of Massachusetts-Amherst (EUA), e Bacharel em Violino pela Universidade de São Paulo (USP).
Márcio Heraldo Matos da Costa, é violista solista da orquestra e integrante do Quarteto de Cordas do Teatro Nacional Cláudio Santoro. É mestre em viola pela University of Missouri (Columbia, MO-EUA) e bacharel pela Universidade Estadual do Pará. É professor de violino e viola sendo credenciado pela Associação Suzuki das Américas. Márcio estudou no Conservatório Carlos Gomes em Belém-PA com os professores russos Vladimir Lyashko russos e Serguei Firsanov, e na University of Missouri com a violista Leslie Perna. Participou de Masterclasses com Atar Arad (Indiana University-EUA), Mike Chen (Saint Louis Symphony Orchestra-EUA), Marcelo Jaffer(SP), Jairo Chaves (PR), Emerson de Biaggi (SP), Gabriel Marin (SP) e Carol Rodland (EUA).