Memórias Afetivas - Thomas Cultural

Memórias Afetivas - Thomas Cultural

Sextas Musicais está de volta e comemora dia internacional da mulher
Data: 01 de março, 20h
Local: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul e no Youtube Casa Thomas Jefferson
Transmissão canal Youtube Thomas

Sextas Musicais está de volta e comemora dia internacional da mulher

Cássia Portugal e Eliza Borges levam “Memórias afetivas ao CTJ Hall em apresentação gratuita e imperdível


Um dos mais importantes palcos do Centro-Oeste brasileiro e espaço número um da música erudita de Brasília, o CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson abrirá a temporada de concertos de 2024 nesta sexta-feira, dia 1º de março, já em comemoração ao dia internacional da mulher. É o projeto Sextas Musicais que está de volta e que nesta reabertura recebe as cantoras Cássia Portugal e Eliza Borges, com o espetáculo “Memórias afetivas”. O show começa pontualmente às 20 horas, a entrada é franca e não há necessidade de retirada antecipada de ingressos. O concerto também será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube.

Memórias afetivas é um espetáculo que celebra o que há de mais nobre na música brasileira, na voz de duas grandes intérpretes, duas mulheres de gerações, trajetórias, experiências e vivências completamente diferentes, mas que se encontram e se unem num só caminho que é o da música de alta qualidade. “A Eliza me move e me sacode e eu acalmo a fúria dela. Nós conseguimos, juntas, o equilíbrio. Isso está muito presente no nosso trabalho”, diz Cássia, que junto com Eliza Borges mostra uma interpretação luxuosa, sensível, técnica e harmoniosa de canções que fazem parte das memórias reais das vidas de todos aqueles que gostam da boa música brasileira.
O repertório, segundo a cantora, foi baseado nas histórias das duas artistas e o principal desafio foi justamente selecionar canções que tivessem significado para elas e servissem de elo com o público. “No início chegamos, cada uma, com duas dúzias de canções”, lembra, ao destacar que nesta apresentação serão 15 de artistas como Renato Russo- amigo de adolescência de Cássia- Chico Buarque, Rita Lee, Flávio Venturini, Guilherme Arantes e até José Augusto, que entrou no setlist com a impagável “Evidências”. “Não é apenas um show e não são só as nossas memórias. A gente quer provocar as pessoas a cantar com a gente”, convida.

O projeto Sextas Musicais oferece semanalmente ao público, de forma presencial, shows do melhor da música brasileira e internacional. A Casa Thomas Jefferson conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização dos eventos culturais. “Estar no palco do CTJ Hall é diferente. Ali tem um grau de elegância a mais”, comenta Cássia, que diz esperar casa lotada para a apresentação.

 

As artistas

Cássia Portugal, além de uma cantora dotada de um timbre e uma extensão vocal impressionantes, é compositora e escritora. Carioca, ela divide residência e carreira entre João Pessoa (PB) e Brasília. Cássia tem uma trajetória de 27 anos de palco, com incontáveis parcerias, colaborações, apresentações solo e pesquisas. A discografia de Cássia Portugal inclui um CD e um DVD autorais gravados e lançados em 2013, três singles autorais lançados em 2022, dois lançados em 2023 e um livro de poemas e prosas lançado em 2007. Em 2022, participou do The Voice Mais, conquistou os quatro técnicos do reality e escolheu Fafá de Belém como técnica orientadora. Foi finalista com obra autoral de quatro festivais de canções nacionais, premiada com o terceiro lugar em dois deles.

Eliza Borges é mineira de Belo Horizonte e se descobriu cantora em 2001, ao fazer o carnaval de Barreiras (BA) para mais de 100 mil pessoas. Produtora de muitos projetos pela cidade, como o Vozes, Sarau da Elizoca e o projeto Fazendo Arte com Eliza Borges. Em 2019 realizou um sonho antigo, fazer um tributo à cantora Marisa Monte. Em “Eliza canta Marisa” ela interpreta o vasto repertório que é sucesso por onde passa. Eliza Borges também apresenta o show Carnavalzim da Elizoca, com repertório de Axé dos anos 80, 90 e 2000, com pitadas atuais.

Para acompanhar as cantoras foram convidados os músicos Charles Roberto (violão), Dido Mariano (baixo elétrico), George Lacerda (percussão) e o convidado especial, Pablo Marquine, ao piano.