MSL Trio: música para contemplar

MSL Trio: música para contemplar

O Trio instrumental possui um repertório eclético, indo do samba ao jazz, executando temas autorais e releituras. A apresentação é uma viagem sonora recheada de improvisos ao estilo jazz brasileiro.

O CTJ Hall recebe, nesta sexta (01), o Marlene Souza Lima (MSL) Trio que apresenta, neste show, um repertório com temas compostos pela guitarrista Emily Remler e pelo guitarrista John Scofield, além de músicas de outros compositores, eternizados pelas guitarras dos homenageados. Temas como: Nunca Mais, Tenor Madness, e as brasileiras Canto de Ossanha e Insensatez integram o bloco dedicado a Emily Remler. A musicista integrou a banda da cantora brasileira Astrud Gilberto, dando assim sua forte ligação com nossa música nacional. Já no bloco dedicado a John Scofield Honest I Do, Tulle, A Go Go, composições do guitarrista, bem como os standards All The Things You Are, Secret Love e In a Sentimental Mood.
O show será dia 01 de novembro, em uma apresentação gratuita que começará pontualmente às 20 horas. O concerto também será transmitido ao vivo pelo canal da Casa Thomas Jefferson no youtube.

MSL Trio é formado por Marlene Souza Lima (guitarra e direção musical), Anco Marcos(baixo elétrico) e Sydney Campos (bateria). O trio cumpre intensa agenda de apresentações e colaborações em Brasília e outras cidades do Brasil. No ano de 2023, apresentou-se no Sesc Brasil Instrumental-SP, renomado cenário da música instrumental brasileira. Para este show conta ainda com a participação especial de Mirian Marques (trombone e voz).

Marlene Lima é guitarrista, violonista, compositora e arranjadora. Iniciou seus estudos musicais com sua irmã Lubélia no início dos anos 1980. Estudou com os mestres músicos: Frank Carmo, Pincelão, Paulo André Tavares, Nelson Faria e Mestre Coringa. Marlene participou de duas edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. No final dos anos 1990, após integrar diversos grupos como a Brapo (Brasília Popular Orquestra), Maracatu Banda, Grupo Loga’Ritmo, além de gigs com cantoras e cantores de Brasília, a musicista decide levar seu nome para a frente de seu trabalho musical e, assim, surge o MSL TRIO. No ano de 2011, grava seu primeiro CD, totalmente independente e autoral. Com ele faz shows por Brasília, Goiás, Pernambuco e São Paulo. Grava programas de TV e rádio. Em 2016, grava seu DVD autoral ao vivo. Este contou com o patrocínio do FAC-DF. Atualmente, segue compondo, arranjando, ministrando cursos e aulas online e mantendo uma forte interação em suas redes sociais.

Emily Remler (1957 – 1990), guitarrista e jazzista norte-americana, sempre causou impactos significativos no cenário jazzístico a partir do início dos anos 1980, apesar de não ser tão conhecida do grande público quanto, de fato, merece ser. Emily gravou e lançou sete álbuns em menos de uma década. Nasceu em Englewood Cliffs, Nova Jersey, EUA e faleceu no dia 4 de maio de 1990 em Sydney, Austrália.

John Scofield é um guitarrista e compositor norte-americano. Tocou com vários nomes de peso tais como Jaco Pastorius, Charles Mingus, Herbie Hancock, Chick Corea, Joe Herderson, Pat Metheny, Gerry Mulligan, McCoy Tyner, Jim Hall e Chet Baker. Entre 1982 e 1986 tocou com Miles Davis. Scofield possui uma série de álbuns lançados. Segue fazendo shows pelo mundo e
influenciando guitarristas mundo afora.

Mês da Consciência Negra

A Trio abre as apresentações do mês de novembro, dedicado à reflexão sobre o significado e a importância do dia da Consciência Negra, com a data oficial no dia 20. A Casa Thomas Jefferson se une às manifestações educacionais e culturais em torno desse importante tema no desenvolvimento de uma comunidade e sociedade inclusiva, respeitosa e solidária. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, e instituído como data comemorativa em 2011. Foi oficializado feriado nacional em 2023. A ocasião é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. O dia 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista – com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras. A data, dentre outros temas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

Serviço

O quê: Marlene Souza Lima Trio - Tributo a Emily Remler e John Scofield
Quando: Sexta-feira, 01 de novembro, às 20 horas
Onde: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul
Quanto: Entrada franca.