Lena Medeiros traz Terra Planet Arts a Brasília
Exposição fica aberta gratuitamente ao público até o dia 31 de janeiro na Galeria de Arte Casa Thomas Jefferson
Moradores e turistas que visitam Brasília nesta época do ano têm até o dia 31 de janeiro para prestigiarem a exposição Terra Planet Artes, aberta gratuitamente ao público na Galeria de Artes Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 19 horas e aos sábados das 8 horas ao meio-dia. Terra Planet Artes é resultado do trabalho da artista multimídia contemporânea Lena Medeiros.
Na exposição, Lena Medeiros convida os visitantes a fazerem uma reflexão profunda sobre a relação entre o ser humano e o planeta terra. A artista traz uma abordagem inovadora e sensível das origens da humanidade e enigmas do passado, além das questões ambientais e sociais contemporâneas. A artista transita por diversas vertentes plásticas, incluindo pintura, colagem, escultura, obras tridimensionais e técnicas mistas. As pinturas de Lena são um convite à contemplação, capturando a essência dos elementos naturais e apresentando-os de forma a despertar a consciência sobre a beleza e vulnerabilidade do planeta, por meio da arte.
Nas colagens ela faz composições ousadas, ao criar narrativas visuais que desafiam o espectador a reconsiderar as próprias percepções sobre o que é arte e como ela pode influenciar o entendimento contemporâneo do mundo. A escultura, uma das expressões mais tangíveis da artista, traz à vida formas que evocam a organicidade da natureza e convida o público a ter uma experiência pensante.
As obras tridimensionais de Lena não apenas ocupam o espaço físico, mas também provocam uma interação entre o espectador e o ambiente, revelando-nos a ideia de que todos são parte integrante do ciclo da vida universal. Terra Planet Artes é mais do que uma exposição, é um chamado à ação. No conjunto de trabalhos expostos ao público, Lena Medeiros encoraja o público a refletir sobre o papel de cada um como guardião da Terra, instigando uma conversa sobre sustentabilidade, preservação e a necessidade de um futuro mais consciente.
Ao explorar as obras, a artista convida o público a se reconectar com a natureza e a repensar as ações diárias em prol de um mundo mais equilibrado. Nesta mostra, Lena não apenas apresenta a própria arte, mas também convida a fazer parte de um movimento que celebra a vida em todas as formas. É uma oportunidade única de apreciar a riqueza criativa de uma artista universal que, por meio de sua visão e sensibilidade, nos inspira a sonhar com um futuro em harmonia com nosso planeta.
Lena Medeiros tem dupla cidadania e viveu nos EUA por 30 anos. Em 2005, a artista foi convidada a participar da exposição "Arts Beyond Frontiers" pela BEA em Manhattan, New York City, quando recebeu o título de "The Premier New Artist of 2005". A artista atendeu a mais de 40 convites para participar de eventos de Artes nos EUA, incluindo New York, Art Spaces, ArtExpo New York, United Nations e muitas galerias de arte em Manhattan, NY, Connecticut, New Jersey, Florida, California. Em Nova York, a artista é representada pela Saphira & Ventura Gallery. No Brasil, as obras da artista foram selecionadas para a ”I Bienal Internacional de Sorocaba, São Paulo em 2007.
Lena foi representada pela Galeria Villas Boas, participando de diversas exposições em São Paulo. Em 2019, Lena apresentou a Solo Art Exhibition: Lena Medeiros' Journey in The Planet Arts" em Manhattan, com sucesso de público, no coração de Nova York. Lena Medeiros apresenta em Brasília a Exposição Individual: "TERRA, Planet Arts", exposição que comemora seu retorno ao Brasil. "TERRA, Planet Art", uma amostra de seu trabalho que conquistou, também, a Casa Branca nos EUA, pela obra ”Black is Beautiful", recebendo o reconhecimento do Presidente Barack Obama em carta e certificado com o selo White House.
O título da exposição nasceu de forma natural e representa a mistura do idioma e da trajetória artística de Lena Medeiros que, autodidata, em 2006, recebeu no meu ateliê, na época em Connecticut, a diretora de Artes da Fairfield University - CT. quando compreendeu que poderia seguir seu caminho nas artes sendo autodidata. Então, a partir dessa aprovação, desse incentivo e dessa orientação iniciou sua busca pelo conhecimento acadêmico na bibliografia disponível.