Essência Musical: Brinde à Moema Craveiro Campos - Sextas Musicais

Essência Musical: Brinde à Moema Craveiro Campos - Sextas Musicais

Wilzy Carioca homenageia Moema Craveiro no projeto Brindes no Sextas Musicais
Data: 22 de setembro, 20h
Local: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul e no Youtube Casa Thomas Jefferson
Transmissão canal Youtube Thomas

Os mais de 40 anos de amizade, parceria e cumplicidade da cantora de formação lírica Wilzy Carioca com a pianista, compositora, arranjadora, pedagoga e escritora/letrista, Moema Craveiro Campos deram origem a um concerto de encher os olhos e agradar aos ouvidos mais exigentes e que estará em apresentação gratuita no palco do CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson na 706/906 Sul desta quinta-feira, a partir das 20 horas. Não é preciso retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer. Moema é o foco desta edição do projeto Brindes, idealizado por Wilzy em 2008 e que já homenageou Cartola, Fernando Marques, Maurício Maestro e ao grupo vocal Boca Livre, Bossa Nova e Cláudio Santoro. Essência Musical – Brinde a Moema Craveiro Campos - 60 anos dedicados à música é o nome do concerto e nem é preciso retirar ingressos antecipadamente.

Moema Craveiro é antes de tudo uma artista multifacetada e inquieta. E foi a inquietação que há mais de 40 anos a aproximou do universo de Wilzy e ao pensar esta edição do projeto Brindes, a cantora foi buscar uma composição de Moema ainda adolescente, dos tempos em que ela ganhou um festival de música em Goiás, aos 16 anos. Ela se emociona ao falar do significado de ser o foco do Brindes. “Para mim é gratidão eterna. Ela foi buscar lá na minha adolescência a minha primeira composição, para abrir este concerto. Ela está fazendo musicoterapia comigo”, brinca. É que Moema é musicoterapeuta, uma habilidade e paixão que foi levada a descobrir ao longo da já consolidada carreira, após um mestrado, induzida por professores. “A música cura. Faço música, erudita, música popular e componho. E tudo isso ajuda em processos de cura”, sentencia, ao destacar que é possível e preciso usar a música para fazer o bem ao outro.

Foi esse conjunto de coisas que fez com que Wilzy Carioca decidisse homenagear Moema Craveiro e que levou à Casa Thomas Jefferson a levar o concerto ao palco do CTJ Hall nesta sexta-feira, 22 de setembro. O concerto também será transmitido pelo canal do Youtube da Thomas. “Quem nos assistir pode estar preparado, porque vai ver e ouvir a essência musical de Moema, seu perfil interiorano, sua contemporaneidade além do tempo, o erudito e o popular, o teatro. Ela que sempre gostou de compor para a voz. É uma pessoa que é música na sua essência e essa essência estará no palco, conosco”, convida.

Wilzy diz que sempre gostou de fazer os concertos, misturando música brasileira com o erudito que aprendeu na formação lírica. “ Moema tem um registro da música brasileira muito forte”, conclui ao lembrar que as duas estarão juntas, nesta apresentação, que começa pontualmente às 20 horas.

O projeto Sextas Musicais oferece semanalmente ao público, de forma presencial, shows do melhor da música brasileira e internacional. A Casa Thomas Jefferson conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização dos eventos culturais. 

 Sobre as artistas

Wilzy Carioca nasceu em Fortaleza e começou os estudos musicais no Colégio Cor Jesu, aos 10 anos, em Brasília e participou do coral do então Colégio da Asa Norte, do Sesi de Brasília, e em 1979 ingressou na UnBonde se graduou em Educação Musical e Bacharelado em Canto. Foi aluna, entre outros, de Cláudio Santoro, Orlando Leite, Marco Pereira, Solange Sônia Born, Niza Tank,  Honorina Barra e Francisco Frias. É professora de de técnica vocal e cantora, realizou vários projetos com grupos vocais, em várias cidades do Brasil e do exterior, priorizando a música brasileira. Cantou no Canadá, Suécia, Alemanha, Áustria, Eslovênia, Argentina, USA, Itália, Rússia, Cuba dentre outros.

Moema Craveiro Campos nasceu em Goiânia e desde criança teve formação musical ambientada tanto na música popular quanto erudita. Iniciou os estudos de piano aos 5 anos, graduou-se em piano pela Universidade Federal de Goiás é pós-graduada em Musicoterapia e mestre em Educação Musical. Sempre foi pianista reconhecida tanto na área popular quanto erudita. Foi premiada no Primeiro Concurso Nacional de Música Contemporânea para Compositoras Brasileiras em 1992, tendo a cantora Wilzy Carioca como intérprete de sua composição “Ponto de Fuga”, com poema de Lena Ponte, quando recebeu bolsa de estudos para a Alemanha pelo Göethe Institut onde deu dois recitais solos, enquanto lá esteve. Tem cinco livros editados, dois CDs gravados e participação  em filmes, entre outras atuações.


Ficha Técnica

Piano e Acordeão: Moema Craveiro Campos


Piano: Clara Molina da Silva (participação especial)

Voz, flauta transversal, pandeiro e piano: Wilzy Carioca

Flauta Transversal: José Evangelista (participação especial)

Bateria: Hélio Miranda (participação especial)

Coro: Coral FENABB/AABB Brasília e convidadas

Soprano Adriana Silva, Claúdia Arantes, Cristiane Tavares, Lauriete Modesto, Lucíola Arruda, Maria de Barros, Martha Santos, Meire Moreira, Regina Poncio, Thereza Cristina Pereira. 

Mezzo-soprano

Alba Valéria, Cristina de Oliveira, Diana Carvalho, Ge Cresmayer, Lucia Campos, Márcia Oliveira, Maria Cristina Rodrigues, Maria Eulina Matos, Otília Marques, Sônia Santana, Simone Gama*, Venina Kladi.

Contralto

Cely Curado, Denise dos Santos, Dudu Bartholo, Eliana Quintão, Maria do Carmo Moraes, Marinete Celi, Solange Marques, Sônia Vinhal, Stella Maris Garcia.