Violonista clássico preparou repertório que inclui Heitor Villa-Lobos, Niccolò Paganini, Manuel Maria Ponce e Roland Dyens
A elegância do timbre, a sonoridade harmoniosa e o alcance perfeito de cada nota executada pelo violonista Eduardo Meirinhos estarão no palco do CTJ Hall desta sexta-feira (6 de setembro). É um recital para ouvintes exigentes, em única e gratuita apresentação, que começará pontualmente às 20 horas na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul. Não é preciso retirar os ingressos antecipadamente e a apresentação será transmitida ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube.
O recital de Eduardo Meirinhos acontece dentro do projeto Sextas Musicais que, semanalmente, leva ao palco do CTJ Hall, de forma gratuita e aberta ao público, o que há de melhor na música, seja ela brasileira ou internacional. Para o projeto, a Thomas conta com a parceria e apoio da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
O recital de Eduardo Meirinhos é a síntese do que há de mais harmonioso quando se fala em violão e para a apresentação ele montou um programa que inclui obras de compositores como o brasileiro Heitor Villa-Lobos, o italiano Niccolò Paganini, o mexicano Manuel Maria Ponce e o francês Roland Dyens. É um repertório grandioso que será executado na sala que representa o berço da música de câmara do Centro-Oeste brasileiro.
O artista
Eduardo Meirinhos é violonista clássico, de renome internacional e performances que se estendem por diversos países da América do Sul, da Europa e Estados Unidos. Ele recebeu inúmeras premiações em concursos. Ele se graduou na Alemanha, na Staatliche Hochschule für Musik und Theater Hannover, em 1989 e concluiu mestrado em Musicologia pelo Departamento de Música da Universidade São Paulo (USP), em 1997. Em 2002 obteve o título de Doutor em Música-performance (DM - Doctor of Music), nos EUA, na School of Music da Florida State University.
Atualmente, Eduardo é professor efetivo de violão na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde leciona violão, música de câmara e literatura violonística, além de fazer parte do programa de pós-graduação da escola, onde atua como orientador e professor. Em 2007 lançou o CD solo Eduardo Meirinhos em Recital. Em 2015 lançou o CD solo Sonatas por Eduardo Meirinhos.