Trabalho é inspirado em paisagens paradisíacas de território dinamarquês e foi sucesso de público e crítica por onde passou
As cinematográficas paisagens das Ilhas Faroe, um território dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia, são a inspiração para o trabalho que o duo Mars Smith traz a Brasília em única apresentação, nesta sexta-feira, 30 de agosto. O concerto, que tem entrada franca, é a oportunidade para que o público da capital conheça o requintado trabalho da flautista Daniela Mars e do pianista Paul Smith. O trabalho dos dois é exemplo do que há de mais sofisticado, envolvente e harmonioso em se tratando de música. O concerto começará pontualmente às 20 horas no CTJ Hall, da Casa Thomas Jefferson. Não é necessário retirar os ingressos antecipadamente. “Faroe Islands: Echoes on the Wind”, nome do espetáculo, será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube.
O Duo que se apresenta dentro do projeto Sextas Musicais foi premiado como 'Melhor Iniciativa de Educação em Música Clássica 2020' no Reino Unido Music Teacher Awards. O concerto desta sexta leva o nome do álbum criado por Daniela e Paul inspirados nas deslumbrantes paisagens naturais, nas histórias, nos mitos e nas lendas das Faroe Islands. Os artistas visitaram Faroe Islands em dezembro de 2023 e passaram tempo explorando a natureza, escrevendo, gravando e filmando diferentes locações das ilhas, que consideram mágicas. Na visita capturaram cenas de tirar o fôlego, por causa das belezas naturais que serviram de inspiração, transformada em arte. Foi uma resposta musical à atmosfera do local. Por meio desse documentário criado para o Live From London, Daniela e Paul compartilham as experiências entrelaçadas nos videoclipes filmados cinematograficamente que compõem o novo álbum lançado em 2024 pela Voces8 Records, que inclui o grupo vocal feminino Lyyra como convidado.
O minimalismo do neoclassicismo ao vocal com infusão brasileira, o duo Mars Smith é sucesso de crítica e de público, com apresentações que proporcionam ao público uma experiência imersiva nos concertos com flauta, vocal e piano. Nesta experiência de um concerto contemplativo, o duo apresenta a música ao vivo em sincronia com as imagens cinematográficas, ao dar ao público a oportunidade de se conectar com os cenários deslumbrantes que inspiraram as peças apresentadas. As composições são inspiradas pela paixão dos dois músicos pela natureza, contação de histórias e viagens.
Os artistas
Daniela Mars é uma artista da fabricante de flautas Trevor James, brasileira criada no Brasil, Japão, na Coreia e Inglaterra. Ela tornou-se uma solista, compositora, educadora e personalidade em mídias sociais que compartilha uma rica experiência artística guiada pelo amor à natureza. Ela usa como inspiração as viagens, que vão das profundas cavernas no Vietnam às montanhas e cachoeiras do Brasil. Daniela diz que adora fazer música com flautas, em experiências imersivas conectadas com o mundo natural. A artista tem interesse especial nas técnicas estendidas. Daniela é apaixonada por trabalhar com compositores vivos para criar e trazer ao público repertório novo para esses instrumentos. Atualmente, Daniela trabalha em projetos que incluem “Reverence for the Moment”, um novo álbum que concebeu e criou para flautas baixo.
O álbum inclui gravações novas comissionadas em colaboração com Robert Patterson, Paul Smith, Rainer Berger and Ola Gjeilo, dentre outros compositores. Essas peças aparecem ao lado das próprias composições autorais. O álbum repete o sucesso do trabalho de estreia, Intrinsic, com a Voces8 Records, em 2022. A abordagem imaginativa da artista para projetos de gravação a levaram a lançar esse álbum como uma série de singles, ao longo do ano, e com um vídeo inspirado na natureza em cada lançamento, filmados em diferentes locações no Brasil.
Paul Smith é um inovador e criativo concertista, maestro, compositor e educador musical e comunicador. Paul é co-fundador da Voces8, autor do The Voces8 Method e CEO da Fundação Voces8. Smith cumpre intensa agenda de apresentações em todo o mundo, em prestigiados palcos, festivais, escolas de música, universidades e eventos comunitários. Paul Smith é apaixonado pelo impacto que o canto e as artes podem exercer nos mais diversos e amplos segmentos, do acadêmico ao social criando comunidades mais coercitivas. Ele usa a paixão pelo design para entregar projetos de performances que sejam únicos, inclusivos e inspiradores. Colaboração é a palavra-chave para descrever a abordagem de Paul ao fazer música. Dentre suas colaborações recentes podem ser destacados trabalhos realizados com Paul Simon, Eric Whitacre, percussionist/composer Teena Lyle, stage designer Julia Hansen (Glyndebourne, Santa Fe Opera) e opera director Anisha Bondy (Komische Oper Berlin). Nos últimos três anos, Paul levou a Fundação Voces8 em duas grandes iniciativas online: Live From London e Voces8 Digital Academy .
Atualmente, Paul se dedica ao projeto Sing’In, projetos de corais em massa pela França incluindo trabalho com a Filarmônica de Paris e o Menton Festival, apresentação no Kaufman Center em NY e King’s Place em Londres, um novo acontecimento interativo para experiência familial para famílias desenhados para ser realizado em várias cidades nos EUA, na França, Alemanha, África do Sul, Austrália, dentre outros. O Voces8 Method escrito por Paul é publicado pela Edition Peters em quatro idiomas utilizado em milhares de escolas em diversos países pelo mundo.