Premiado em 2022 pelo governo de São Paulo, pelo projeto inédito “Futuristas 22 – Um Caleidoscópio Musical”, o Duo AM é a primeira atração a subir no palco do CTJ Hall em setembro. O violinista Alejandro Aldana e o pianista Fabio Martino se apresentam nesta sexta-feira a partir das 20 horas, no espaço que fica na da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul. A entrada é franca, sem necessidade de retirada antecipada dos ingressos. Basta comparecer. O concerto também será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube.
O Duo AM foi premiado apenas um ano depois de ter sido criado, por Alejandro
Andana e Fábio Martino, durante a pandemia. Foi uma maneira que os dois encontraram para continuar tocando, enquanto
driblavam as restrições impostas pelo Coronavírus. “É que eu moro na Alemanha e o Alejandro
em São Paulo. Quando lá estava tudo fechado, aqui estava aberto e assim a gente foi conseguindo tocar. Já
na nossa primeira vez juntos a música fluiu, sem necessidade de palavras. Formamos o Duo AM, que significa Andana Martino,
nossos sobrenomes, e também faz uma alusão ao rádio”, explica Fábio Martino.
O pianista diz que o público que for ao CTJ Hall pode esperar um repertório e uma
apresentação inesquecíveis. “Será um recital de qualidade ímpar, de dois músicos
renomados internacionalmente, trazendo um repertório que vai juntar o conhecido e o desconhecido e que certamente vai
agradar ao público”. No repertório, Sonata nº 2 opus 51 em ré menor (Alberto Williams, 1862-1952),
Sonata nº 3 opus 108 em ré menor (Johannes Brahms, 1833-1897), e uma junção de grandes obras.
O Duo AM tem como uma das características a ousadia e a busca por novos repertórios. Em Dezembro de 2021 os músicos fizeram a primeira audição latino-americana do Concerto Duplo para Piano e Violino do compositor Nikolai Kapustin. Em 2022 lançaram o primeiro CD “Déjà-vu” para o selo Tico Classics com as Sonatas em Lá Maior de Gabriel Fauré, César Franck e Francisco Mignone, e em Agosto de 2023 um álbum inédito com as Sonatas de Alberto Williams para o selo Naxos.
O projeto Sextas Musicais oferece semanalmente ao público, de forma presencial, shows do melhor da música brasileira e internacional. A Casa Thomas Jefferson conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização dos eventos culturais.
Sobre os artistas
O violinista Alejandro Aldana é um dos artistas mais expressivos em atividade do Brasil. Atual spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, foi também spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira (2012-2016) e spalla convidado da ópera de Frankfurt na Alemanha (2011-2012). A cada ano, Alejandro recebe convites para tocar como solista frente às mais importantes orquestras da América do Sul. A ousadia de trazer obras novas no repertório se vê refletida na estreia brasileira do concerto para violino e orquestra de Esteban Benzecry com a orquestra sinfônica de Porto Alegre e com a orquestra sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Aldana fez a estreia de “As Quatro Estações Brasileiras”, são quatro concertos para violino dedicados a Alejandro, dos compositores: Léa Freire, Felipe Senna, Alexandre Guerra e Silvia Goes. Em 2023, se apresentou frente à orquestra sinfônica nacional da Argentina no auditório “CCK” de Buenos Aires, fazendo a primeira interpretação do concerto de Prokofiev nº1. Alejandro é fundador, diretor e spalla da premiada camerata São Paulo Chamber Soloists, um grupo de câmara referência na américa latina. Em 2023, o conjunto fez a gravação inédita de todo o repertório para orquestra de cordas de Radamés Gnattali, inclusive o concerto para violino e cordas.
Fabio Martino, ou “Mágico ao Piano” Hannoversche Allgemeine Zeitung, como é conhecido, iniciou os estudos de piano aos 5 anos de idade. Aos 19, após rigorosa formação nas principais universidades do Brasil e Alemanha, comprou o primeiro instrumento Steinway, com o dinheiro do primeiro lugar no maior concurso internacional de piano da América Latina, o “BNDES”. Nesse meio tempo, acumulou mais de 20 primeiros lugares em competições internacionais de piano. Como uma marca registrada, Martino se apresenta sempre com uma gravata borboleta de laço feito à mão. A versatilidade musical do pianista fica evidente na extensa discografia. Dois álbuns de Fabio Martino foram lançados, em 2019: um CD com o Concerto nº 1 para Piano e Orquestra de Rachmaninov junto à Orquestra Filarmônica de Stuttgart, sob regência do Maestro Dan Ettinger, lançado pela Hänssler Classic; e seu terceiro Álbum Solo “Latin Soul”, com uma vigorosa música cheia de alegria e sons radiantes de compositores da América Latina.