Concerto especial da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - 50 anos - Asa Sul

Concerto especial da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais - 50 anos - Asa Sul

Quando: Sábado, dia 21, às 17h30
Onde: Casa Thomas Jefferson, da 706/906 Sul
Quanto: entrada franca.

Apresentação será no sábado, 21 de setembro, a partir das 17h30 e será aberta a toda a comunidade; entrada é franca

Um dos prédios mais icônicos de Brasília está completando 50 anos e retrata um pouco do período da guerra fria – sem janelas para o exterior para garantir a privacidade, mas de ampla área verde interna com muita luz e ar fresco - e também do desenho arquitetônico da cidade, uma capital que embora tenha pouco mais de 60 anos já é considerada um museu a céu aberto. Isso se deve também aos prédios e construções espalhadas principalmente pelas asas Sul e Norte, Eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios. A sede da Casa Thomas Jefferson, da 706/906 Sul, abriga mais do que uma escola de inglês e o maior berço da música de Câmara do Centro-Oeste, o CTJ Hall. Em comemoração a este meio século de construção, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais de Brasília fará uma apresentação muito especial e aberta ao público.

O concerto ocorrerá no sábado, dia 21, às 17h30, no anfiteatro da Casa Thomas Jefferson. O evento é aberto a toda a comunidade. Não é preciso retirar ingressos antecipadamente. No repertório da apresentação estão obras que vão de Scorpions e Lady Gaga a Heitor Villa-Lobos e Christopher Cross, passando por Coldplay e John Williams.

De grande valor histórico e arquitetônico para Brasília, a sede da Thomas já recebeu (em 2021) o Selo CAU/DF Arquitetura, concedido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal. A sede foi inaugurada em 1974 e projetada pelos arquitetos norte-americanos Romaldo Giurgola e Ehrman Mitchel e, a construção foi supervisionada pelos arquitetos brasileiros Elvin Mackay Dubugras e Alcides da Rocha Miranda. O prédio de fachada clássica guarda um interior dinâmico, vibrante e muito colorido. Características que, ao longo de cinco décadas, foram preservadas e respeitadas pelas gestões que passaram pela Casa Thomas Jefferson. O espaço, sempre aberto à visitação, além do CTJ Hall, que oferece, semanalmente, atrações musicais gratuitas e de altíssima qualidade, abriga uma galeria de arte e a biblioteca do século 21, com mais de 28 mil títulos à disposição de estudantes e pesquisadores.

Neste evento comemorativo, a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais de Brasília reforça a parceria com a Marinha do Brasil-Comando do 7º Distrito Naval que, atualmente, mantém parceria com a Thomas, também, na realização da exposição do Salão de Arte Riachuelo, aberta à visitação do público na Galeria de Arte. A primeira sede própria da Casa Thomas Jefferson, na SEP-Sul 706/906, é um centro cultural binacional, sem fins lucrativos, que é o equipamento do Conselho Cultural Thomas Jefferson para promover o desenvolvimento humano por meio da cultura e educação.

A Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília tem por finalidade atender às solicitações da Marinha do Brasil e das entidades civis de caráter cívico/social. A existência histórica dela, não está fixada apenas na data de criação do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, ocorrida em 2 de setembro de 1961, mas também em um acontecimento que marcou a história do Brasil. Em 7 de março de 1808, a chegada dos navios que trouxeram a Família Real e a Corte portuguesa à cidade do Rio de Janeiro tinha na tripulação a Brigada Real da Marinha - origem dos atuais Fuzileiros Navais. Ao desembarcar, a Brigada realizou um desfile, tendo à frente a banda de música. Desde então a presença de Fuzileiros Navais vêm exercendo importante papel no cenário musical brasileiro e internacional.