CTJ Hall recebe festival Brasília Clássica, nos dias 19 e 26 de março

CTJ Hall recebe festival Brasília Clássica, nos dias 19 e 26 de março

Quando: Quarta-feira, 19 e 26 de março de 2025 às 20 horas
Onde: CTJ Hall, Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul
Quanto: Entrada franca.

A Casa Thomas Jefferson sediará o festival Brasília Clássica, um novo evento dedicado à música de câmara. Será nos dias 19 e 26 de março no CTJ Hall da 706/906 Sul. Serão recitais, sempre às 20 horas e com entrada franca. O festival contará com a participação dos músicos: Ricardo Dourado Freire (clarineta), Luiz Paulo Dourado Freire (violino e viola), Andre Castillo Dourado Freire (violoncelo), além dos pianistas Guilherme Baldovino e Gisele Pires.

No dia 19 de março, o violoncelista Andre Castillo Dourado Freire se apresentará ao lado da pianista Gisele Pires e do clarinetista Ricardo Dourado Freire, ambos professores do Departamento de Música da Universidade de Brasília.

O programa incluirá Sonata Arpeggione, de F. Schubert; Trio em Lá Menor, Op. 114, de J. Brahms e Doze Macacos, obra do compositor Heitor Martins Oliveira, natural de Tocantins.

Andre Castillo Dourado Freire formou-se em violoncelo pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e atualmente está cursando mestrado na Musikhochschule Münster, na Alemanha.

No dia 26 de março, o Festival Brasília Clássica será encerrado com a apresentação da obra “Quarteto para o Final dos Tempos”, de Olivier Messiaen. O espetáculo promete uma experiência estética multisensorial, combinando sons, luzes e imagens para recriar a profundidade e o simbolismo desta obra-prima. Os intérpretes serão Ricardo Dourado Freire (clarineta), Luiz Paulo Dourado Freire (violino), Andre Castillo Dourado Freire (violoncelo) e Guilherme Baldovino (piano). A apresentação promete um encerramento inesquecível para o Festival Brasília Clássica.

Ricardo Dourado Freire é professor titular da Universidade de Brasília e atua nas áreas de clarineta e teoria musical. Com uma vasta produção acadêmica, publicou mais de 150 artigos científicos sobre Performance Musical, Música Popular, Educação Musical Infantil e Cognição Musical em periódicos e congressos nacionais e internacionais.