Camerata Centro-Oeste faz duas apresentações gratuitas no CTJ Hall nesta sexta, às 20, e sábado às 11 horas no CTJ Hall
Os 275 anos da morte do maior compositor da história mundial - Johann Sebastian Bach – serão lembrados em dois concertos gratuitos nos dias 2 e 3 de maio, no CTJ Hall da casa Thomas Jefferson. As obras mais importantes do compositor serão executadas pelos 21 músicos da Camerata Centro-Oeste, Orquestra de instrumentos de Cordas. A regência é do maestro Moisés Pena e as apresentações foram pensadas para comemorar a importância de Bach para a música e para a formação dos mais importantes compositores clássicos do planeta. O concerto começará pontualmente às 20 horas na sexta, dia 2 e às 11 horas de sábado, dia 3. Não é preciso retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer à Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul.
Johann Sebastian Bach é uma referência musical atemporal. Durante a história, diversos dos grandes compositores se inspiraram na obra dele, mesmo quando isso era feito como uma forma de se distanciar do estilo, na busca por novas sonoridades. Nascido em Eisenach, no coração da Alemanha, Johann Sebastian Bach é o filho caçula e descendente de uma família de músicos e trabalhadores do campo. O pai era violinista e trabalhava nas orquestras e igrejas luteranas da região, e consequentemente o filho Johann Sebastian Bach seguiu os passos e mostrou ser um exímio músico desde a juventude.
A morte do compositor é atribuída a infecções resultantes de duas cirurgias de catarata malsucedidas. Ele viveu por 65 anos e deixou filhos, netos e um legado musical e artístico no qual explorou todas as possibilidades que tinha ao alcance, ao escrever música para instrumentos diversos.
A Camerata Centro-Oeste
A obra de Bach será executada pela Camerata Centro-Oeste, orquestra que tem formação instrumental solidificada, com foco no período Barroco e clássico. A orquestra de câmara ou camerata tem característica musical mais intimista, por ter formação pequena de músicos e ter a versatilidade de se apresentar em espaços menores e se aproximar do público de forma calorosa.
Nas apresentações que faz, a Camerata Centro-Oeste sempre executa um repertório eclético, com foco em renomados compositores históricos, tanto estrangeiros como brasileiros, incluindo compositores contemporâneos. A Camerata estreou em dezembro de 2022, na 2° Edição do Festival de Música de Câmara de Brasília. Por meio da série Convida, ela tem recebido músicos renomados como o violinista brasileiro Tomaz Soares, o italiano Emmanuele Baldini, o violoncelista Rodolpho Borges e o maestro Cláudio Cohen.
Integram a Camerata os músicos Iago Pereira, Vitor Finco, Alefe Gomes, Edison Monteiro, Hayane Saatkamp, Higor Feitosa, Mateus Meireles, Jesse Costa, Mariana Parreira, Samuel Ribas, Thamyris Nascimento, Otniel Santos, Fred Paegle (violino). Nas violas estão Wallace Cristovão, Marco Noronha, Caio Mey, Erick das Neves e Victor Bueno. Nos violoncelos, Lucas Guedes, Jamily Cordeiro, Calebe Alves e no contrabaixo, Samuel Araujo.
No programa estão:
Concerto Brandemburgo n° 5
Solistas: Lucas Guedes, flauta; Ana Cecília Tavares, cravo
Concerto para oboé e violino
Solistas: Moisés Pena (oboé); Lilian Raiol (violino)
Suite Orquestral n° 3
Sábado, 3 de maio, 11 horas
Regência: Maestro Moisés Pena
Concerto Brandemburgo n°3
Concerto para dois violinos
Solistas: Luciana Arraes e Marcos Bastos (violinos)
Árias da Paixão Segundo São Mateus
Solista: Janette Dornellas
Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras n°9