Arte e Divas do Jazz em Goiânia

Arte e Divas do Jazz em Goiânia

Divas do Jazz - show da vocalista Cláudia Vieira e exposição de pinturas Tesouro de Leni Vasconcellos
Data: 07 de março, 20h
Horário: Coquetel de abertura da exposição Tesouro, às 18h
Show Divas do Jazz da vocalista Cláudia Vieira, às 20h
Onde: Casa Thomas Jefferson (Rua 1139, nº 251, no Setor Marista)

Entrada Franca (sem necessidade de retirada antecipada de ingressos).

Divas do Jazz, um show da vocalista Cláudia Vieira, e a exposição ‘Tesouro’ da artista visual Leni Vasconcellos são iniciativas que marcam a comemoração do Dia Internacional da Mulher, no dia 07 de março, na Casa Thomas Jefferson, no setor Marista.

A escola que iniciou suas atividades em Goiânia no segundo semestre de 2023 com o compromisso de oferecer à comunidade a excelência no ensino da língua inglesa, reforça sua relevância com a arte e cultura, e no dia 07 de março inicia suas atividades culturais gratuitas na cidade com o show da vocalista Cláudia Vieira e exposição de pinturas da artista visual Leni Vasconcellos

Divas do Jazz é um projeto musical concebido por Cláudia Vieira que, ao lado de Sérgio Pato (percussionista), Front jr (guitarrista) e Nonato Mendes (baixista), que faz uma homenagem às divas estadunidenses do jazz: Bessie Smith, Billie Holiday, Dinah Washington, Ella Fitzgerald e Nina Simone. 

Cláudia Vieira revela que sua paixão pela história das cantoras negras norte-americanas teve início pela literatura. “Quando comecei a ler sobre a história do blues e do jazz, fui me deparando com as histórias dessas mulheres que foram todas elas à frente do seu tempo pelo fato de terem assumido uma carreira artística, de terem bancado repertórios com letras, com temáticas que não eram comuns na figura feminina naquela época. Essas mulheres são grandes divas com vozes belíssimas e uma coisa que chama muito a atenção é que cada uma tem uma interpretação única”, conta a cantora. 

“O Divas do jazz desse meu encantamento pela história dessas mulheres que são fantásticas, que são divas, que são grandes intérpretes e que tiveram uma trajetória, embora sofrida, lutaram muito para ter uma carreira que, naquela época, envolvia muito preconceito. Elas são um exemplo para todas as mulheres, que estão sempre na luta, abrindo novos espaços, buscando um reconhecimento e tendo reconhecimento em tantas outras áreas além da artística, mas a arte, a colaboração da arte é fundamental para que esse reconhecimento, essa expansão dos nossos horizontes aconteça”, completa.

Já a exposição Tesouro, da artista visual Leni Vasconcellos, além de valorizar o Dia Internacional da Mulher, também aborda o Dia Nacional da Consciência Negra - comemorado em novembro. Leny levou para as telas dessa mostra o resultado dos 13 anos em que viveu em países da África e imprimiu, em cada uma das 20 obras que estarão expostas, a leitura dos significados das cores, da cultura, dos hábitos, das alegrias e também das dores de povos que viu, com os quais conviveu.

Leni Vasconcellos é uma artista visual que despertou para as artes visuais ainda criança, em Brasília, onde trabalhou em jornais, começou a carreira em grandes veículos até passar a viver em países do continente que chama de “terra-mãe”. Por tudo isso, o trabalho, segundo Leni, é realmente um tesouro, não só pelo impacto visual, pela qualidade artística ou pelo valor cultural, mas acima de tudo pelo que ele representa para ela e para todos os brasileiros de ascendência africana e para todos os africanos, em si. É arte e também é registro. É uma história pintada.

O show da vocalista goiana será realizado às 20 horas, pelo projeto Thomas Cultural, que acontece na Casa Thomas Jefferson, com entrada franca, sem necessidade de retirada antecipada dos ingressos. Os interessados devem comparecer à Rua 1139, nº 251 no Setor Marista. Na mesma noite, a exposição Tesouro, da artista plástica Leni Vasconcellos, será inaugurada com coquetel a partir das 18h.