Anastasiya Evsina  - Sextas Musicais

Anastasiya Evsina - Sextas Musicais

Anastasiya Evsina
Data: 14 de março, 20h
Local: CTJ HALL-Casa Thomas Jefferson, na SEP Sul 706/906
Transmissão canal Youtube Thomas

Pianista Anastasiya Evsina interpreta obras de compositores clássicos no dia 14 de abril

A pianista Anastasiya Evsina é a atração do projeto Sextas Musicais, no dia 14 de abril, às 20h, no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906. Com sua técnica refinada e sensibilidade única, Anastasiya apresentará o segundo programa do ciclo Grandes Compositores-Pianistas, com peças de compositores que também foram grandes intérpretes. A entrada é gratuita.

O programa inclui obras de Franz Liszt e Johannes Brahms, dois dos maiores compositores e intérpretes da história da música clássica. Liszt, em particular, foi considerado o maior virtuoso de seu tempo e é ainda hoje lembrado por suas habilidades técnicas impressionantes. Sua popularidade na época rivalizava com a de estrelas do rock atuais. Já Brahms não tinha interesse em brilhar como virtuoso e se dedicava à composição, mas, quando se apresentava, dizia-se que exibia todas as marcas do gênio.

O espetáculo também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

O programa abre com uma peça de Liszt, a bênção de Deus na solidão, do ciclo Harmonias poéticas religiosas, em que o aspecto filosófico se alía ao virtuosismo. Inspirado no poema de Alphonse de Lamartine, é uma gratidão a Deus pela oportunidade de achar paz e se renovar.

Os Estudos Transcendentais revelam amplitude de emoções.  Com o estilo virtuoso de Liszt essas peças expressam coloração de fogos de artifício e exibem força e vitalidade. Sendo tecnicamente avançados para a época, os estudos se mantêm como exemplos maiores do repertório virtuoso de piano solo.

Anastasiya Evsina encerra o programa com Brahms. É difícil imaginar um compositor mais contrastante que Liszt. Encontramos aqui a mesma diversidade de emoção e caráter: da simplicidade à beleza florescente, da tristeza humilde à rebelião. Mas o estilo se distingue com mais introversão e delicadeza. Variações sobre tema de Schumann op.9 é uma peça muito sensível e se baseia em "Tema de Clara" do Bunte Blätter op.99 de Robert Schumann. Brahms estava profundamente apaixonado por Clara Schumann. Esta peça é um agradecimento a Robert Schumann por seu apoio como mentor e uma atenção carinhosa a sua esposa Clara.

A ideia do ciclo Grandes Compositores-Pianistas é convidar o público a refletir sobre como essas habilidades influenciaram a criação da música. O primeiro programa do ciclo, tocado em cidades suíças em 2021 e 2022, foi dedicado a Sergei Rachmaninov e Samuel Feinberg.

O projeto Sextas Musicais tem como objetivo promover a cultura e a arte por meio da música, e com a apresentação de Anastasiya Evsina, será um espetáculo emocionante e inesquecível para todos os amantes da música clássica. A entrada é gratuita, mas o valor artístico da apresentação é inestimável.

Sobre a musicista


Anastasiya Evsina é uma pianista russa que faz recitais ao redor do mundo. Apresentou-se em espaços como Tokyo Opera City Recital Hall e Minato Mirai Recital Hall em Yokohama, Palácio Nacional da Cultura em Sofia, Paderewsky Hall em Lausanne, Rachmaninov Hall do Conservatório Tchaikovsky em Moscou, Centro Cultural em São Paulo e Fundação Eva Klabin no Rio de Janeiro, dentre outras importantes salas de concerto.

Ela iniciou seus estudos ao piano com quatro anos de idade e concluiu seu mestrado em Piano Solo no Conservatório Tchaikovsky de Moscou e em Música de Câmara na Academia Gnessin, depois de se formar na Academia Gnessin com Menção Honrosa.

Evsina venceu certames internacionais de música; seu concerto solo foi transmitido nacionalmente pela TV1 Bulgária e ela promoveu masterclasses com músicos e professores da Universidade de Brasília. Anastasiya é autora de Soluções Técnicas, curso em vídeo sobre o desenvolvimento da técnica do piano. Recentemente, a TV Senado realizou documentário especial sobre a vida e trajetória da pianista.

Programa


Brahms – Variações no tema de Schumann op. 9; Liszt – Estudos transcendentais nº 8: Caça selvagem, nº 9: Lembrança, nº 10: Appassionata, nº 11: Harmonias da tarde e nº 12: Tempestade de neve e A bênção de Deus na solidão, do ciclo Harmonias poéticas religiosas.


F.Liszt  - A bênção de Deus na solidão, do ciclo Harmonias poéticas religiosas; Estudos transcendentais n.º 9: Lembrança, n.º 10: Appassionata, n.º 11: Harmonias da tarde, n.º 12: Tempestade de neve. 


J.Brahms - Variações no tema de Schumann op.9.

Sobre as Sextas Musicais


As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações também para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Casa Thomas Jefferson 60 anos


Ao longo de 2023, a Casa Thomas Jefferson festeja 60 anos de ininterruptas atividades.

Idealizado desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e

norte-americanos, o centro binacional iniciou suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul. Desde então, se mantém fiel ao seu Estatuto e ao compromisso com a sociedade na promoção, produção e apresentação de eventos culturais de alta qualidade gratuitamente para a comunidade de Brasília.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às

instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o país.