Algumas histórias - Sextas Musicais

Algumas histórias - Sextas Musicais

Sextas Musicais recebe o pianista Antonio Carlos Bigonha nesta sexta (21)
Data: 28 de julho, 20h
Local: CTJ HALL-Casa Thomas Jefferson, na SEP Sul 706/906
Transmissão canal Youtube Thomas

Guitarrista Diego Galeno apresenta o show Algumas Histórias nesta sexta (28). A entrada é gratuita

A edição desta semana do projeto Sextas Musicais apresenta o espetáculo Algumas Histórias, com canções do álbum homônimo de autoria do compositor e guitarrista Diego Galeno. Neste show, sexta-feira (28), às 20h, no CTJ Hall (Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906), o músico será acompanhado por Almir Cassio, bateria; Hugo Macêdo, clarineta; Giovanni Sena, contrabaixo; Leandro Barcelos, flauta; e João Vitor Meneguim, violão. 

Com entrada gratuita, o recital também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online 

Algumas Histórias reflete a amplitude de vivências de Galeno. Ao longo da infância e adolescência e, também, em seus estudos, foi influenciado pela música regional e MPB, pelo rock e pela música erudita, especialmente dos períodos renascentista e barroco. 

Com 11 faixas, Algumas Histórias foi gravado em 2013 e reserva alguns destaques, como "Andando pela meia-noite", que abre o disco, e "Entre Panos" (com vocais), que revelam o casamento perfeito entre o erudito e o popular. A sutileza do violão e do quinteto de sopros, que inclui oboé, flauta, clarineta, fagote e trompa, é evidenciada pelo "Brasília Ensemble". 

Sobre o músico 

Diego Galeno teve um íntimo contato com diversas formas de arte desde a infância, pois é filho de um artista plástico e de uma atriz e diretora, que enriqueceram sua formação e propiciaram um entendimento intuitivo da interação entre linguagens diversas, facilitando a habilidade para a criação de arranjos – a harmonização da interação entre as linguagens dos instrumentos musicais. 

As diversificadas fontes onde bebeu alimentaram seu trabalho e permitiram formar uma visão do que é necessário para ser um bom compositor: sensibilidade, musicalidade, intuição, estudo disciplinado e uma ampla apreciação musical. 

Diego Galeno é graduado em Música pela Universidade de Brasília. Estudou durante quatro anos na Escola de Música de Brasília com o violonista Jaime Ernest Dias. Na Universidade de Brasília, estudou com o maestro David Junker. Estudou, também, regência com os maestros Jean Reis, Ligia Amadio, Claude Villaret, Lincoln Andrade e Kirk Trevor. 

Entre 2006 e 2014 foi professor da Escola de Música de Brasília, onde lecionou Percepção Musical; Teoria de Áudio; Musicografia Digital; e Física do Som na Música; regeu a Orquestra do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, em 2010 e 2011, com o professor Kirk Trevor. Teve arranjos de sua autoria executados pelo Quinteto de Sopros da Universidade de Brasília e pela Orquestra de Violões de Brasília que, também, gravou composição e arranjo de sua autoria. 

De 2015 a 2016, lecionou Oficina de Violão na Escola Parque de Ceilândia, onde desenvolveu metodologia própria que permite que os alunos toquem o instrumento em pouco tempo; ministra videoaulas sobre o software Finale no YouTube; e foi copista na nova edição do livro Teoria da Música e Solfejo (ambos da Bohumil Med) e, também, do livro Manual do Choro.

Lecionou nas Escolas Parques da 303/304 Norte, 307/308 Sul e 210/211 Norte. Atualmente, é professor de Violão Erudito e Leitura Musical na Escola de Música de Brasília. 

Programa 

1. SHIRAZ Composição e arranjo: Diego Galeno (1979 - ) 2. BICHO DE 7 CABEÇAS Zé Ramalho (1949 - ) / Alceu Valença (1946 -) / 

Geraldo Azevedo (1945 - ); Arranjo: Diego Galeno 

3. BLACKBIRD Paul McCartney (1942 - ); Arranjo: Diego Galeno 4. HOMEM DO MATO Composição e arranjo: Diego Galeno 

5. ASA BRANCA IN BLUES Luiz Gonzaga (1912 – 1989) / Humberto Teixeira (1915 – 1979) 

Arranjo: Diego Galeno 

6. O ARCANO Composição e arranjo: Diego Galeno 

7. PÉS DESCALÇOS Composição e arranjo: Diego Galeno 

8. INVENÇÃO 13 J. S. Bach (1685 – 1750); Arranjo: Diego Galeno 9. PARA LÚCI Composição e arranjo: Diego Galeno 

10.NESTA RUA Domínio público; Arranjo: Diego Galeno 

11.RIO-BSB Composição e arranjo: Diego Galeno 

Sobre as Sextas Musicais 

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares. 

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações também para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público. 

Casa Thomas Jefferson 60 anos 

Ao longo de 2023, a Casa Thomas Jefferson festeja 60 anos de ininterruptas atividades. Idealizado desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, o centro binacional iniciou suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul. Desde então, se mantém fiel ao seu Estatuto e ao compromisso com a sociedade na promoção, produção e apresentação de eventos culturais de alta qualidade gratuitamente para a comunidade de Brasília.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o país.