Alessandro Fonseca - Sextas Musicais

Alessandro Fonseca - Sextas Musicais

Pianista Alessandro Fonseca é destaque no Sextas Musicais desta semana
Data: 14 de julho, 20h
Local: CTJ HALL-Casa Thomas Jefferson, na SEP Sul 706/906
Transmissão canal Youtube Thomas

O renomado músico, vencedor de diversos prêmios internacionais, apresentará um repertório de clássicos, sexta (14), no CTJ Hall. A entrada é gratuita

O pianista Alessandro Fonseca é a atração desta semana do projeto Sextas Musicais, no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906. Com início às 20h, a apresentação, na sexta-feira (14), reunirá obras de Bach, Beethoven, Chopin e Villa-Lobos, entre outros grandes compositores. 

Com entrada gratuita, o recital também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online 

Alessandro Fonseca, conhecido por sua técnica impecável e interpretações marcantes, recebe elogios tanto da crítica especializada quanto do público exigente. Sua habilidade em criar contrastes coloridos e sua intensidade no toque pianístico são características que o distinguem como um músico excepcional. 

A trajetória de Fonseca é marcada por importantes conquistas, tendo vencido diversos concursos de piano na América do Sul e Europa. Ele foi premiado com o 1º lugar no Viena 2019 Grande Prêmio do Concurso Internacional de Música Virtuoso e conquistou o 2º Prêmio na Seção de Piano do Concurso Internacional Medici 2021, na categoria profissional. 

Ao longo de sua carreira, Fonseca participou de renomados festivais, como Liszt and Russia, em Los Angeles, onde interpretou os Estudos Transcendentais de Lyapunov ao lado de outros artistas. Ele é membro da American Liszt Society e tem realizado diversos concertos, incluindo os Estudos Transcendentais de Liszt, óperas e paráfrases de canções, transcrições, a sonata em si menor, entre outras peças. 

Fonseca venceu o Concurso de Concerto da Universidade de Oregon 2021 ao tocar o Concerto para Piano de Khachaturian. Suas apresentações mais recentes incluem recitais solo interpretando a Sonata em Si Menor de Liszt e o 5º Concerto para Piano de Beethoven, com a DSC Symphony Orchestra. 

Em 2022, ele recebeu o 2º Prêmio no Red Maple International Concurso de Música, na Categoria Músico Profissional, além de ter sido o vencedor do Prêmio do Público no Concurso de Concerto por sua interpretação do Concerto para Piano de Khachaturian e Islamey de M. Balakirev. 

Além de suas realizações como performer, Alessandro Fonseca atua como professor no Daytona State College, onde leciona piano e colabora como pianista na escola de música. Ele mantém uma carreira ativa, realizando recitais solo e apresentações de música de câmara, incluindo seu projeto especial, o Duo Alarte, uma colaboração de violino e piano com Ana Zivkovic. Fonseca também é o pianista do Bel Canto Singers of Daytona.

Nascido em Campo Belo (MG), Alessandro Fonseca iniciou seus estudos de piano e formação musical aos 10 anos de idade em sua cidade natal. Ele concluiu a graduação na Universidade Estadual de Minas Gerais e obteve o Mestrado em Performance de Piano na University of Oregon, nos Estados Unidos, onde também recebeu o prêmio de Melhor Aluno do Departamento de Teclas de Pós-Graduação. Em 2021, concluiu o Doutorado em Artes Musicais na mesma instituição, onde trabalhou como pianista colaborador por seis anos, acompanhando vocalistas e instrumentistas em estúdio. Também atuou como instrutor de piano, ministrando aulas de piano aplicado e piano de classe. 

Sobre as Sextas Musicais 

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares. 

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações também para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público. 

Casa Thomas Jefferson 60 anos 

Ao longo de 2023, a Casa Thomas Jefferson festeja 60 anos de ininterruptas atividades. Idealizado desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, o centro binacional iniciou suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul. Desde então, se mantém fiel ao seu Estatuto e ao compromisso com a sociedade na promoção, produção e apresentação de eventos culturais de alta qualidade gratuitamente para a comunidade de Brasília. 

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o país.