Inaugurado em 1974, o edifício não abriga apenas a escola de inglês, mas também o prestigiado CTJ Hall, o maior centro de música de câmara do Centro-Oeste. Com uma história rica e uma importância arquitetônica inegável, este ícone da cidade guarda, em seu interior dinâmico e vibrante, décadas de histórias e experiências.
Um marco arquitetônico
O edifício, projetado pelos arquitetos norte-americanos Romaldo Giurgola e Ehrman Mitchel e supervisionado pelos brasileiros Elvin Mackay Dubugras e Alcides da Rocha Miranda, apresenta uma fachada clássica que reflete o período da Guerra Fria. Com uma estrutura que prioriza a privacidade, apresentando poucas janelas voltadas para o exterior, o prédio é cercado por uma ampla área verde interna, proporcionando uma atmosfera de luz e ar fresco. Essas características foram preservadas pelas gestões que passaram pela Casa Thomas Jefferson e foram reconhecidas em 2021 com o Selo Cau/DF Arquitetura pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal.
Um centro cultural e educacional
A Casa Thomas Jefferson não é apenas um espaço educacional; é também um centro cultural binacional sem fins lucrativos. Como equipamento do Conselho Cultural Thomas Jefferson, o prédio promove o desenvolvimento humano por meio da cultura e da educação. O local é sempre acessível ao público e abriga não apenas o CTJ Hall, que oferece semanalmente atrações musicais gratuitas de alta qualidade, mas também uma galeria de arte e a biblioteca do século 21, com mais de 28 mil títulos disponíveis para estudantes e pesquisadores.
Comemorações especiais
Para marcar meio século de existência, a Casa Thomas Jefferson preparou uma comemoração especial. No sábado (21), às 17h30, o anfiteatro do edifício receberá a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais de Brasília para um concerto gratuito e aberto ao público. O repertório inclui uma diversidade de gêneros, desde Scorpions e Lady Gaga até Heitor Villa-Lobos e Christopher Cross, passando por Coldplay e John Williams.
Este evento não só celebra o aniversário do prédio, mas também destaca a parceria contínua com a Marinha do Brasil e o Comando do 7º Distrito Naval. A colaboração inclui a realização da exposição do Salão de Arte Riachuelo, que está aberta à visitação na Galeria de Arte da Casa Thomas Jefferson.
Matheus, 18/Set/2024