Nascidas na era digital, as crianças de hoje vivem em um mundo no qual a conectividade, os aplicativos e os avanços tecnológicos estão ao alcance da mão. Isso cria um desafio para as escolas, que precisam acompanhar a evolução dos pequenos e aplicar metodologias de ensino que permitam ao aluno desenvolver as habilidades e competências das profissões do futuro. A fim de suprir essa necessidade, a casa Thomas Jefferson Uberlândia inova ao implementar o programa Bilingual Adventure para crianças a partir dos três anos.
Baseado no International Early Years Curriculum (IEYC) - currículo britânico que utiliza das melhores abordagens para desenvolvimento pessoal, emocional e social das crianças -, o Bilingual Adventure une experiência personalizada com ensino multidisciplinar. O novo programa desenvolve processos de aprendizagem a partir da curiosidade do aluno, que se aventura em experiências lúdicas voltadas para o desenvolvimento integral da língua inglesa e de habilidades para a vida. Ou seja, oferece um ensino diferente e totalmente inédito em Uberlândia.
Para essa transição, realizamos adequações para facilitar ainda mais o dinamismo do ensino do Bilingual Adventure. Com isso, nossa unidade terá o Makerspace, o Gourmet Space, o Gardening Space, o Reading Space e o Drama Space. Isso porque as metodologias ativas utilizadas integram diversas abordagens, como a Content and Language Integrated Learning (CLIL) e o Maker-Centered Learning (MCL).
Essa integração incentiva os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. O aluno aprende conteúdos variados, como corpo humano, animais, astronomia, e o inglês é ensinado na medida em que as crianças necessitam da língua para a comunicação entre si e o desenvolvimento de projetos. O aprendizado é mais orgânico, uma vez que a língua não é uma disciplina em si, mas aprendida por meio das disciplinas.
Afinal, a infância é a fase ideal para as crianças assimilarem novas informações e conhecimentos, e nada melhor do que aprender desde cedo com um ensino construído a partir da curiosidade, da descoberta, do fazer e experimentar. E quando juntamos todas essas abordagens temos uma forma inovadora de ensinar inglês e também outras habilidades de sucesso, como pensamento crítico, colaboração, comunicação e criatividade.
Vanessa Firmino - Gerente da Casa Thomas Jefferson em Uberlândia, 20/Mai/2024