Dominar um segundo idioma não é mais considerado apenas como diferencial no mercado de trabalho ou uma ferramenta para ampliar as chances de conseguir uma boa vaga. Na atualidade, esses benefícios se expandiram e ganharam novos horizontes. Ter fluência em outra língua se tornou pré-requisito em grande parte das vagas atuais, uma habilidade essencial no mundo profissional. E os benefícios vão muito além do aspecto mercadológico.
Essa é apenas uma das faces sobre as vantagens do estudo de um segundo idioma. E o inglês continua sendo dominante como língua global. Cerca de 85% de todas as publicações científicas do mundo são feitas em inglês. Além disso, aproximadamente, 75% de toda a comunicação internacional, por escrito, também estão no idioma, assim como 80% de toda informação armazenada no mundo. O inglês também segue em primeiro lugar como língua mais usada na internet há mais de 10 anos. Isso porque 90% de todo o conteúdo da web é em inglês.
Conforme o acesso à educação alcança mais pessoas, o nível de profissionalização no mercado também aumenta gradativamente. Além disso, devido à globalização, as empresas estão crescendo, cada vez mais, e se expandindo para outras nações. Neste sentido, o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Paulo Sardinha, revela que, atualmente, a ideia de mobilidade não é mais física. “A incorporação das atividades por meios virtuais, não apenas de reuniões, mas no dia a dia do trabalho, colocam os profissionais em contatos permanentes entre diversos países. Daí o aumento exponencial pela necessidade do domínio de novos idiomas. Permanece em destaque o inglês. Mas nada impede o aprendizado de um terceiro idioma, motivado pela área de atuação, mercado mais influente, etc….”
Informação, Cultura, Criatividade e Oportunidades
Por outro lado, estudos apontam que aprender inglês estimula a criatividade e a capacidade de resolver problemas, desenvolve a adaptabilidade e cria conexão com diferentes culturas. Mesmo diante de todo esse cenário que estimula a necessidade de aprender o idioma, no Brasil, cerca de 5% da população fala inglês e apenas 1% tem um alto nível de proficiência.
Sendo um dos idiomas mais utilizados também no mundo da tecnologia, o inglês ainda costuma ser a língua padrão para muitos aplicativos de celular, programas de computador e outras soluções tecnológicas – algumas vezes sem a opção de tradução para o português. Isso faz com que entender a língua inglesa seja importante até mesmo para melhorar a proficiência tecnológica das pessoas.
“A Casa Thomas Jefferson busca desempenhar um papel fundamental na formação de gerações de estudantes, capacitando-os com habilidades linguísticas e culturais para torná-los bilíngues e prontos para enfrentar um mundo globalizado”, pontua a diretora executiva da escola de inglês, Lúcia Santos.
Embora o inglês seja muito importante para as vidas profissionais das pessoas, a verdade é que ele também é capaz de trazer outros benefícios, desde entender letras de músicas em inglês até assistir filmes, séries e programas feitos no idioma sem se preocupar com legendas. Além disso, possibilita a conexão com diferentes culturas, estimula a criatividade, a capacidade de resolver problemas e desenvolve a adaptabilidade. Todos esses benefícios são uma forma de estimular o cérebro e fortalecer a nossa memória.
Casa Thomas Jefferson, 2/Mai/2024