Casa Thomas Jefferson oferece suporte para quem sonha estudar nos EUA

Casa Thomas Jefferson oferece suporte para quem sonha estudar nos EUA

Por meio do Programa Oportunidades Acadêmicas, uma iniciativa do EducationUSA, estudantes têm acesso ao melhor caminho para conquistar bolsas em universidades americanas

Estudar em uma universidade norte-americana com bolsa integral é o desejo de inúmeros brasileiros. Com a orientação do escritório EducationUSA da Casa Thomas Jefferson, é possível conquistar esse sonho, assim como aconteceu, recentemente, com dois jovens alunos, que foram aceitos e vão fazer a graduação em duas das mais prestigiadas instituições de ensino dos EUA.

Por meio do Programa Oportunidades Acadêmicas, uma iniciativa do EducationUSA, rede filiada ao Departamento de Estado Norte-Americano e parte da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, os estudantes acadêmicos recebem um suporte no processo de candidatura para programas de Graduação, Mestrado e Doutorado, visando a admissão com bolsa de estudos. Em Uberlândia, é possível receber este aconselhamento de forma remota. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o EducationUSA da Casa Thomas Jefferson pelo site www.thomas.org.br/eao ou pelo e-mail eao@thomas.org.br.

Jefferson Couto, orientador do EducationUSA que acompanhou o processo de candidatura destes alunos e atual coordenador do programa Oportunidades Acadêmicas, conta que as bolsas das universidades americanas, como as que Nathalie e João conquistaram, geralmente se destinam àqueles que conseguem demonstrar o que foram capazes de realizar com os recursos a que tinham acesso, e o que poderão alcançar com os recursos das universidades onde pretendem estudar. "Graças a programas como o Oportunidades Acadêmicas, alunos que demonstram excelentes resultados acadêmicos e relevância social na comunidade onde estão inseridos não estão mais limitados pela falta do recurso financeiro para realizar o processo de candidatura".

Ainda segundo Couto, o momento ideal para iniciar o processo de orientação é enquanto os alunos estão no 2º ano do ensino médio, mas a preparação começa desde o 9º ano. "O conselho que deixo para os alunos que estão no 9º (ano do ensino fundamental), ou no 1º (ano do ensino médio) é que se envolvam, que se esforcem e que, no momento certo, busquem a ajuda que eles precisam. As bolsas são um reconhecimento de um grande trabalho realizado ao longo do tempo. O desempenho acadêmico, o conhecimento da língua inglesa, as atividades extracurriculares e o relacionamento com professores e com a escola são as chaves que podem abrir um futuro recheado de possibilidades em uma universidade americana", ressalta Couto.

Sobre o EducationUSA

O EducationUSA é a rede oficial do Departamento de Estado para informações sobre estudos nos EUA e possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação. O EducationUSA tem 42 escritórios em diversas partes do Brasil, incluindo os “American Spaces – Centros Binacionais”, universidades e organizações sem fins lucrativos. A missão da rede é facilitar o acesso gratuito às informações sobre oportunidades de estudos nos EUA. Mais informações sobre o EducationUSA no Brasil aqui: https://www.educationusa.org.br.

Casa Thomas Jefferson, 5/Abr/2024