Fernanda Lobato Miguel vivenciou dos 4 aos 15 anos de idade, ao lado da sua irmã, a importância e o diferencial de um do ensino de uma nova língua por meio da curiosidade e da descoberta. “Eu e minha irmã estudamos inglês na Casa Thomas Jefferson, pois a nossa mãe também foi aluna da escola, na unidade da Asa Sul, em Brasília. Lembro que o ambiente era de aprendizado e acolhimento. Características que fazem parte da nossa família há muito tempo”, conta Fernanda.
“Dentre tantos eventos e professores que marcaram minha história, me recordo que, na época, nós estudávamos com o livro Sunrise - que tinha a capa de uma cor diferente para cada semestre. Acompanhamos a história de Timmy e Tessie. A gente cresceu junto com os personagens do livro que eram irmãos gêmeos e suas histórias pareciam com as que a gente ia vivenciando ao longo da nossa infância, o que na minha concepção facilitou muito o aprendizado de um novo idioma no dia a dia”, completa.
“Os livros e as histórias dos gêmeos Timmy e Tessie acompanharam os alunos da Thomas nos anos 90 e marcaram essa geração de alunos!”, conta a professora da Casa Thomas Jefferson, Marta Diniz. “Esse livro foi um dos meus favoritos justamente por conta do seu story line e a partir dele nossos alunos desenvolveram projetos com muita dedicação. Na época eu até brincava que se tivesse filhos gêmeos eles se chamariam Timmy e Tessie”, completa a professora
A ex-aluna relembra, também, que desde cedo aprendeu a ver as horas e a ler frases em inglês e, diferente da maioria das crianças, perdeu o medo já nos primeiros dias de aula. “ Estudar inglês na Casa Thomas Jefferson sempre foi algo muito divertido. Em uma das edições da “Beaver Dam”, uma revista de publicação periódica Thomas, com trabalhos selecionados dos estudantes, eu, minha irmã e minha mãe tivemos redações publicadas. Guardamos até hoje essa edição com muito esmero”.
“A Thomas vai além na experiência que proporciona a suas alunas e seus alunos. Diversos eventos demonstram, na prática, a cultura estadunidense, que é parte indissociável da língua. A metodologia usada na minha época foi adequada pro contexto de mundo em que vivíamos e não fosse a imersão proporcionada pelas festas de Halloween, pelos recadinhos de Valentine’s Day, pelos livros e filmes disponíveis na biblioteca, pelas músicas e filmes que assistimos em sala de aula, pelas conversas e diálogos adequados para a idade em que estávamos, com certeza não teríamos tido essa mesma experiência de ensino”, revela Fernanda.
Atualmente, Fernanda Lobato Miguel é a mãe do pequeno Anakin, de 4 anos, e revela que, por curiosidade, entrou no site da escola para olhar as opções e ofertas de cursos para crianças e se apaixonou pela proposta do Bilingual Adventure. “Eu já sabia, com toda certeza, que quando meu filho fosse estudar inglês seria na Thomas, pelas experiências e atmosfera que favorecem e incentivam o aprendizado, como na proposta do Bilingual Adventure. Houve uma evolução na maneira de ensinar”, pontua Fernanda.
A gerente da unidade de Goiânia, Cristina Furtado, ressalta que essa evolução percebida pela ex-aluna faz parte da metodologia que a Thomas adota com o passar dos anos. “Nossos ex-alunos possuem memórias afetivas da nossa escola que com o passar dos anos continua evoluindo, em especial pela capacidade de reinventar e reformular a metodologia de ensino para as novas gerações de crianças na primeira infância. A Thomas é um centro de ensino, onde todas as atividades e ambientes influenciam, à sua maneira, a experiência de estudar inglês”, explica.
“Eu não só indico a Thomas, mas também confio a vocês o meu bem mais precioso - meu filho - para que ele ganhe asas e descubra o mundo por meio de experiências que auxiliam na sua forma de enxergar a vida.”, finaliza Fernanda.
Bilingual Adventure
No Bilingual Adventure, comunicar-se em inglês é apenas um dos benefícios. Disponível para crianças (entre 3 e 6 anos e de 3 a 14 em algumas unidades de Brasília), o processo de aprendizagem tem início a partir da curiosidade do aluno, que se aventura em experiências voltadas para o desenvolvimento integral de habilidades por meio dos quatro pilares básicos da sociedade contemporânea, conhecidos também como os 4Cs: pensamento crítico, colaboração, comunicação e criatividade. Dessa forma, o estudante tem seu próprio ritmo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, é constantemente desafiado.
O Bilingual Adventure é ofertado em Goiânia para crianças de 3 a 6 anos. As matrículas já estão abertas e podem ser feitas presencialmente na unidade do setor Marista em Goiânia. Mais informações pelo telefone 4000-1911 ou pelas redes sociais: Facebook (Casa Thomas Jefferson) e Instagram (@casathomasjefferson).
Casa Thomas Jefferson, 9/Fev/2024