"Foi então que ouvi sobre o aprendizado centrado no fazer (Maker-Centered Learning) e um pontinha de esperança se reacendeu no meu coração."
Se você está lendo esse post, provavelmente tem interesse em fazer ou reinventar um Scratch Day na sua escola, sala de aula, biblioteca, ou qualquer outro espaço onde pessoas se encontram para fazer projetos juntas.
Tecnologia na sala de aula: engajamento além do encantamento inicial. Refletindo sobre o uso criativo de ferramentas como o Merge Cube e plataformas educacionais que promovem aprendizado significativo e iterativo
Explorando o Equalizador da Inteligência Maker: como criar experiências de aprendizado conectadas e ativas que capacitam alunos e educadores para moldar o mundo ao seu redor.
A abordagem 'maker' na educação fortalece o protagonismo e o pensamento crítico dos alunos, alinhando-se às competências da BNCC para desenvolver habilidades e atitudes que enfrentam os desafios do mundo real.
STEM Tech Camp Brazil 2019 boosted collaboration among educators in the Federal District, generating a solid plan to expand STEM education through training, innovative projects and an ongoing support network.
O objetivo final do "aprendizado centrado no fazer" (maker-centered learning) é desenvolver o empoderamento maker - a mentalidade do "eu consigo!"
O STEM Tech Camp Brasil 2019 promoveu uma rede de educadores e líderes inovadores para avançar a educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) em meio a um cenário de reforma educacional no Brasil
O movimento do fazer promove aprendizado criativo e colaborativo, oferecendo ferramentas e estratégias para transformar desafios em oportunidades através de mídias manipulativas e práticas interdisciplinares.
A educação maker integra aprendizado ativo, colaborativo e contextualizado, promovendo a reflexão crítica e a criação de soluções reais com base em teorias de Dewey, Vygotsky, Freire e Papert.
O Agency by Design, projeto de pesquisa da Harvard Graduate School of Education, investiga as promessas e práticas do aprendizado centrado no fazer (maker-centered learning) e introduziu o conceito de "empoderamento maker".
O aprendizado centrado no fazer busca empoderar indivíduos ao desenvolver neles a sensibilidade para o design, permitindo que percebam, explorem e moldem o mundo ao seu redor.
Learn about our trip to the Maker Faire NY 2018 here!
Este ano, o time do CTJ Makerspace participará pela segunda vez de uma das maiores feiras Maker do mundo, a Maker Faire NY.
Take a look on what happened on the Maker Day 2018! Veja o que aconteceu no Maker Day 2018!
What are you thankful for? Veja a atividade especial de Dia de Ação de Graças promovida pela equipe do Thomas Maker.
We celebrated Democracy Day by creating an interactive learning experience for language students, focusing on democratic principles through tech-driven activities and the creation of digital artifacts that promote citizen participation.
Working with innovative tools like Arduinos in a makerspace can be challenging, but collaboration and choosing real-world challenges make the learning process more accessible and engaging.
In June, Casa Thomas Jefferson Makerspace successfully engaged the local community in an immersive, hands-on experience centered on the works of Jean-Michel Basquiat.
Casa Thomas Jefferson s Freedom of Press 2018 program highlights how effectively integrating diverse resources and partnerships can drive engagement in important social initiatives.