Se você é professor durante a pandemia, provavelmente enfrenta o desafio de ter que aprender ferramentas e habilidades digitais para fazer o que acredita como educador, em um ambiente totalmente diferente.
6 principles to take the Maker mindset to the online environment
Reflexões e ferramentas para alinhar suas práticas pedagógicas com a Espiral da Aprendizagem Criativa e ampliar o potencial de inovação no ensino.
Leia e descubra mais sobre o que é inovação vintage: não se trata apenas de uma ideia nova, mas de ser diferente. Se joga no Design Thinking com John Spencer.
Como promover a colaboração, o pensamento visível e o feedback construtivo em atividades que incentivem o trabalho em equipe e o aprendizado mútuo.
Inspiração e aprendizagem com a Dra. Anna Fisher: STEM e exploração espacial em foco no Thomas Maker.
"Foi então que ouvi sobre o aprendizado centrado no fazer (Maker-Centered Learning) e um pontinha de esperança se reacendeu no meu coração."
Se você está lendo esse post, provavelmente tem interesse em fazer ou reinventar um Scratch Day na sua escola, sala de aula, biblioteca, ou qualquer outro espaço onde pessoas se encontram para fazer projetos juntas.
Tecnologia na sala de aula: engajamento além do encantamento inicial. Refletindo sobre o uso criativo de ferramentas como o Merge Cube e plataformas educacionais que promovem aprendizado significativo e iterativo
Explorando o Equalizador da Inteligência Maker: como criar experiências de aprendizado conectadas e ativas que capacitam alunos e educadores para moldar o mundo ao seu redor.
A abordagem 'maker' na educação fortalece o protagonismo e o pensamento crítico dos alunos, alinhando-se às competências da BNCC para desenvolver habilidades e atitudes que enfrentam os desafios do mundo real.
STEM Tech Camp Brazil 2019 boosted collaboration among educators in the Federal District, generating a solid plan to expand STEM education through training, innovative projects and an ongoing support network.
O objetivo final do "aprendizado centrado no fazer" (maker-centered learning) é desenvolver o empoderamento maker - a mentalidade do "eu consigo!"
O STEM Tech Camp Brasil 2019 promoveu uma rede de educadores e líderes inovadores para avançar a educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) em meio a um cenário de reforma educacional no Brasil
O movimento do fazer promove aprendizado criativo e colaborativo, oferecendo ferramentas e estratégias para transformar desafios em oportunidades através de mídias manipulativas e práticas interdisciplinares.
A educação maker integra aprendizado ativo, colaborativo e contextualizado, promovendo a reflexão crítica e a criação de soluções reais com base em teorias de Dewey, Vygotsky, Freire e Papert.
O Agency by Design, projeto de pesquisa da Harvard Graduate School of Education, investiga as promessas e práticas do aprendizado centrado no fazer (maker-centered learning) e introduziu o conceito de "empoderamento maker".
O aprendizado centrado no fazer busca empoderar indivíduos ao desenvolver neles a sensibilidade para o design, permitindo que percebam, explorem e moldem o mundo ao seu redor.
Learn about our trip to the Maker Faire NY 2018 here!
Este ano, o time do CTJ Makerspace participará pela segunda vez de uma das maiores feiras Maker do mundo, a Maker Faire NY.