Sonatas e Sonatinas Brasileiras - Sextas Musicais

Sonatas e Sonatinas Brasileiras - Sextas Musicais

Sextas Musicais on live streaming
Data: 03 de junho de 2022
Horário: 20 horas
Local: Casa Thomas Jefferson - Unidade Asa Sul

A flautista brasileira Sara Lima acompanha a pianista norte-americana Theresa Bogart na edição desta sexta-feira (3), a partir das 20h, com entrada gratuita

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
Sonatas e Sonatinas Brasileiras
Data:
 sexta-feira, 03 de junho de 2022
Horário: 20h
Local: Presencialmente no CTJ HALL – Casa Thomas Jefferson – SEP-SUL 706/906 ou no Youtube Thomas

O Sextas Musicais desta semana apresenta Sonatas e Sonatinas Brasileiras, com a pianista norte-americana Theresa Bogart e a flautista principal da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Sara Lima. No repertório, obras de Radamés Gnatalli, Estércio Marquez Cunha, Carmargo Guarnieri, Liduino Pitombeira e Brenno Blauth. 

A apresentação da doçura e do vigor do piano de Thereza unidos à sutileza da flauta goiana de Sarah está marcada para sexta-feira, 3, a partir das 20h, no CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson, na da SEP SUL 706/906. A entrada é gratuita. A transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais, será mantida em todos os espetáculos. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online. 

As musicistas 

Theresa Bogard chega com uma bagagem e experiência de décadas de dedicação ao piano, com passagens pelo Conservatório Real de Haya, na Holanda, onde se aprofundou nos estudos do piano. Reconhecida internacionalmente como pedagoga, Theresa Bogard tem recebido inúmeros prêmios que apontam sua excelência no ensino de música. Como professora de piano na University of Wyoming, Estados Unidos, Theresa tem atraído talentosos alunos vindos de diversos países ao redor do mundo. 

Apaixonada por diferentes culturas, Theresa Bogard se apresentou em cinco continentes ao redor do mundo em países como Bélgica, Áustria, Alemanha, Holanda, Itália, México, Bolívia, Brasil, Nova Zelândia, Austrália, Coréia, Indonésia, Tailândia, China, Taiwan, Cingapura, e Estados Unidos. Destacam-se suas performances no Weill Recital Hall do Carnegie Hall e no Ravinia Steans Institute com o violoncelista Misha Quint. 

Mestra em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás, Sara Lima assume em 2001 a posição de primeira flautista na Orquestra Sinfônica de Goiânia e permanece nessa função durante quatro anos. Entre 2003 a agosto de 2005, também atua como primeira flauta e chefe de naipe dos sopros na Orquestra de Câmara Goyazes. 

Em agosto de 2005, assume a posição de Primeira Flautista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), onde permanece até agosto de 2012. Quatro anos depois, volta a ocupar o cargo de primeira flautista da Orquestra Sinfônica de Goiânia. E em 2017, assumiu a coordenação geral de música do Itego em Artes Basileu França, onde permanece até os dias de hoje.

A Casa Thomas Jefferson e Brasília 

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade. 

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Sobre as Sextas Musicais 

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares. 

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.