Sextas Musicais - Live streaming: SoulAfroBrasileira

Sextas Musicais - Live streaming: SoulAfroBrasileira

Sextas Musicais on live streaming Data: 22 de outubro de 2021 Horário: 20 horas Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

Transmitido ao vivo no YouTube da Casa Thomas Jefferson, show traz a fusão da black music e o estilo afro-brasileiro, com canções autorais e composições de artistas consagrados da MPB.

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
SoulAfroBrasileira
Data: sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Horário: 20h
Em homenagem ao Dia Nacional da Música Brasileira, a Casa Thomas Jefferson apresenta o espetáculo SoulAfroBrasileira, do álbum homônimo da multi-instrumentista, cantora, arranjadora e compositora Diana Mota. O show faz parte da programação das Sextas Musicais e será nesta sextafeira (22/10), às 20h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais. 
O álbum SoulAfroBrasileira foi lançado em 2021 e traz a fusão da black music e o estilo afrobrasileiro em um lindo resumo da influência musical de Diana em seus mais de 20 anos de carreira. No repertório, composições autorais valorizando o Baião, Carimbó, Ijexá, Ciranda, entre outros.
SoulAfroBrasileira apresenta a sua visão musical, combinando ritmos brasileiros com Soul Black Music, conferindo um tom dançante e descontraído com arranjos bem elaborados que valorizam cada instrumentista da sua banda Salve Gloria, nome que homenageia sua mãe, a cantora e pioneira de Brasília Gloria Maria. 
Na playlist deste espetáculo, estão composições de Diana Mota, Danilo Caymmi, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Moacir Santos, Sérgio Lorran, Marcus Moraes, Atilano Muradas, entre outros.
O Dia Nacional da Música Brasileira
O Dia Nacional da Música Brasileira é comemorado em 17 de outubro, dia do nascimento da genial compositora e pianista Chiquinha Gonzaga (1847-1935). A MPB surgiu a partir da influência dos gêneros musicais dos europeus, africanos e indígenas que Chiquinha representa muito bem, e se tornou múltipla e variada criando variados estilos regionais que se encontraram com a música black dos Estados Unidos.  
Em maio de 2012, foi sancionada a Lei nº 12.624 que instituiu o Dia Nacional da Música Popular Brasileira.
Sobre a musicista
Diana Mota nasceu no Rio de Janeiro, filha da cantora e pioneira de Brasília Gloria Maria. Aos 16 anos, iniciou a sua formação musical decidida pela profissão. Então, comprou a sua primeira flauta transversal. Estudou Flauta e Arranjo na Escola de Música de Brasília e se formou em duas graduações, Bacharelado e Licenciatura em Música na Universidade de Brasília. 
Participou de cursos com grandes mestres no Brasil e no exterior. Colaborou em gravações e apresentações com Rosa Passos, Guilherme Arantes, Edson Cordeiro, Elomar Santos, Xangai, Dois de Ouro, Gloria Maria, entre outros renomados artistas. Integrou grupos de música instrumental e idealizou projetos voltados para o repertório da MPB com arranjos personalizados e a valorização de novos compositores. 
Diana sempre se manteve engajada na produção musical e na participação de grandes eventos musicais. Em 2011, compôs sua primeira canção, Saudades de Minha Mãe, que venceu o 3º Festival de Música da Rádio Nacional FM, na categoria “Melhor Música Instrumental”. Em 2013, criou o projeto Brasilianas, com Luciana Oliveira, cujo foco é a mulher à frente de uma Big Band regendo seus arranjos e composições. 
Atualmente, Diana Mota é professora de Flauta Transversal na Escola de Música de Brasília.