Sextas Musicais - Live streaming: Samba and Beyond

Sextas Musicais - Live streaming: Samba and Beyond

Sextas Musicais on live streaming Data: 29 de outubro de 2021 Horário: 20 horas Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

Show surgiu a partir do curso homônimo ministrado pelo contrabaixista Hamilton Pinheiro a músicos dos Estados Unidos. Apresentação será transmitida ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
Samba and Beyond
Data: sexta-feira, 29 de outubro de 2021
Horário: 20h
O contrabaixista Hamilton Pinheiro apresenta nesta sexta-feira (29), às 20h, o espetáculo Samba and Beyond. Com transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais, o show apresenta releituras de clássicos do jazz bem como composições autorais que mesclam a riqueza rítmica da música brasileira e a improvisação do jazz. 
O espetáculo surgiu a partir do curso homônimo ministrado em JazzAnywhere.com, em 2020, para ensinar o samba e seus subgêneros com uma abordagem jazzística para os músicos dos Estados Unidos.  
Hamilton fez mestrado em Jazz Performance na Universidade de Louisville, EUA, onde percebeu essa carência e apresentou o tema na conferência da Jazz Education Network, em 2018, em Dallas, no Texas. Então, foi convidado para ministrar um curso de música brasileira durante o Jamey Aebersold Jazz Camp, na Universidade de Louisville. Cancelado devido à pandemia, o curso presencial se transformou em online e, agora, neste concerto. 
As composições autorais dos instrutores utilizadas como estudos de cada subgênero do samba – partido alto, sambaião e samba-funk – alcançaram grande repercussão e se transformaram em um álbum. E, nesta sexta, estarão na apresentação do espetáculo Samba and Beyond.
Sobre os músicos
Contrabaixista, produtor, compositor e educador, Hamilton Pinheiro desenvolve o seu trabalho na música brasileira com talento e sensibilidade desde os 16 anos, em colaborações com variados grupos musicais em Natal (RN). Em 1996, trouxe consigo a herança musical nordestina para Brasília, onde se aperfeiçoou e somou à sua música o choro e o jazz, dentre novas concepções musicais. Nos Estados Unidos, fez mestrado em Jazz Performance na University of Louisville. Em Brasília, se graduou em Música pela Universidade de Brasília e em Contrabaixo Elétrico pela Escola de Música de Brasília. Gravou e lançou cinco álbuns e participou de inúmeros outros. Nos palcos, colaborou com grandes nomes da música no Brasil e exterior, como Armandinho Macedo, Carlos Malta, Leonel Laterza, Paulo Moura, Dominguinhos, Eduardo Neves, Anne Walsh, Ebinho Cardoso, Hamilton de Holanda, Lidi Satier, Túlio Borges, Gabriel Grossi, Zé Luis Mazzioti, Paul Lieberman, Alexei Tsiganov, Michael Tracy e Phill de Greg, entre outros.
Misael Silvestre, pianista, iniciou sua formação musical com aulas particulares de piano erudito aos 6 anos e, aos 12, despertou o seu interesse pela música brasileira e pelo jazz, o que o levou a participar do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, no qual teve aulas com mestres do Brasil e do exterior. Em 2011, ingressou no curso de Música na Universidade de Brasília. Em 2012, foi selecionado para participar do programa de intercâmbio da Capes/Fipse na Universidade de Cincinnati, nos EUA. Misael cumpre intensa agenda de numerosas colaborações em apresentações e gravações de estúdio com Hamilton de Holanda, Ed Motta, Ivan Lins, Joshua Roberts, Oswaldo Montenegro, Carlos Pial, Leonel Laterza, entre outros. 
Eudes Carvalho, guitarra e violão, é um compositor que encontrou no jazz e na música instrumental brasileira a maneira certa de expressar seus sentimentos. Brasiliense, desde os 16 anos teve o seu interesse pela música despertado ouvindo rock, MPB e pop, mas foi na Escola de Música de Brasília que descobriu o jazz e se dedicou ao estudo do estilo. Atualmente, graduado e mestre em Música pela Universidade de Brasília, lançou seu primeiro disco solo “Paisagem Sonora” e cumpre intensa agenda de apresentações e colaborações com o seu trio de jazz. Nos EUA, Eudes estudou jazz na University of Louisville, berço do estilo, com grandes mestres, como bolsista da Capes. Eudes se mantém atualizado e conectado com a música, também, com participações em importantes eventos musicais e festivais de jazz no Brasil e exterior. 
Pedro Almeida, bateria, iniciou os seus estudos musicais com o baixo elétrico, aos 14 anos, mas logo transferiu os seus estudos musicais para a bateria na Escola de Música Luiz Assunção, em Fortaleza (CE). Em 2001, se mudou para Brasília, onde fez cursos de especialização na Escola de Música de Brasília e onde recebeu imensa variedade de influências musicais. Atualmente, está finalizando o curso de Música no Centro Universitário Claretiano. Nos palcos, Pedro colaborou com Branford Marsalis, João Bosco, Ed Motta, Hamilton de Holanda, Raul de Souza, Baptiste Herbin, Irving Acao, Sizão Machado, Bruno Mangueira, Paul Lieberman, Shelley Yoelin, Ricardo Silveira, Fábio Torres, Alexandre Carvalho, Michael Tracy, Christylez Bacon, Pablo Fagundes, Félix Júnior, Carlos Pial e Leonel Laterza, entre outros.