Sextas Musicais - Live streaming: Paula Zimbres Quarteto

Sextas Musicais - Live streaming: Paula Zimbres Quarteto

Sextas Musicais on live streaming Data: 26 de novembro de 2021 Horário: 20 horas Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

Grupo apresentará composições próprias, além de canções de mestres como Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Baden Powell. Show será transmitido pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
Paula Zimbres quarteto
Data: sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Horário: 20h
Reencontro. Depois de um longo período de isolamento em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a contrabaixista, compositora e cantora Paula Zimbres volta a reunir seu quarteto no palco do CTJ Hall, nesta sexta-feira (26), às 20h, para apresentar um repertório de música brasileira instrumental e vocal. O espetáculo será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, centro binacional que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.
No espetáculo, que faz parte das Sextas Musicais, estão composições de Paula em parceria com a pianista Iara Gomes e o violonista Cairo Vitor, além de canções de luminares da música brasileira, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Baden Powell.
O programa deste concerto levará o público a um passeio por diferentes atmosferas e paisagens sonoras, mesclando a música brasileira e o jazz e a música instrumental, em improvisos e arranjos de grande expressividade. Paula cantará e tocará o contrabaixo elétrico e o piano, trazendo, além de suas composições, interpretações muito pessoais de canções de outros artistas.
A musicista
Paula Pires nasceu em Brasília. Lançou dois álbuns solo inteiramente autorais: Água Forte (2012), produzido por André Mehmari; e Moinho (2017), produzido pela própria Paula. Ela atua como instrumentista em diversas formações de música instrumental e música brasileira. Atualmente, tem se aproximado mais do universo da canção, musicando poemas e interpretando músicas de mestres como Milton Nascimento, Egberto Gismonti e Gilberto Gil.
Durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, Paula desenvolveu um repertório que pudesse executar sozinha, apenas com o contrabaixo e a voz. O resultado dessas explorações está registrado em um EP, incluindo temas de Egberto Gismonti, Gilberto Gil, Tom Jobim, entre outros, lançado em maio de 2021 nas plataformas digitais.
Paula se graduou em Composição Musical e é Mestre em Musicologia, ambos pela Universidade de Brasília, onde desenvolveu pesquisa sobre a influência da música erudita na música popular instrumental brasileira, viés que norteia também seu trabalho composicional. Em 2021, iniciou o Doutorado em Música na Universidade Estadual de Campinas com projeto sobre formações camerísticas na música instrumental brasileira e suas relações com os ideais do movimento
modernista. Paula Zimbres é pesquisadora com foco nas áreas de música instrumental brasileira, música popular, composição e performance da música instrumental.