Sextas Musicais - Live streaming: O Negro e sua Música

Sextas Musicais - Live streaming: O Negro e sua Música

Sextas Musicais on live streaming Data: 20 de agosto de 2021 Horário: 20 horas Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

Quarteto Mousikë apresenta espetáculo O Negro e sua música será exibido ao vivo no YouTube da Casa Thomas Jefferson, a partir das 20h.

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
O Negro e sua Música
Data: sexta-feira, 20 de agosto de 2021
Horário: 20h
Local: Youtube Thomas

O Quarteto Mousikë será a atração desta sexta-feira (20.08) no Sextas Musicais. Composto por Aida Kellen (vocal), Duly Mittelstedt (piano), Luciana Oliveira (percussão) e Diana Mota (flauta), o grupo apresentará o concerto O Negro e sua Música, a partir das 20h. O espetáculo é uma iniciativa da Casa Thomas Jefferson, centro binacional que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.


Com transmissão ao vivo pelo YouTube da Thomas Jefferson, o concerto do Quarteto Mousikë é um projeto idealizado para difundir as canções que valorizem, destaquem e apresentem a história afrodescendente por meio da música erudita.


Na preparação de O Negro e sua Música, as musicistas mergulharam em extensa pesquisa a fim de mapear os compositores negros. Assim, nesta apresentação, elas compartilham as belíssimas versões e os sofisticados arranjos que contam e fazem parte da história das composições, com acordes de singular delicadeza e beleza, mas que transmitem força e resiliência.


Data Internacional

A Unesco estabeleceu o dia 23 de agosto como o Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição. Essa data foi escolhida em memória de um levante ocorrido em 1791, na ilha de Saint Domingue, hoje Haiti, contra a escravidão e o tráfico de pessoas. A luta desses homens e mulheres abriu caminho para o fim do tráfico de seres humanos e a abolição da escravatura nos EUA.


A Casa Thomas Jefferson dedica o espetáculo O Negro e a Música a essa causa de grande importância em todo o mundo.

Sobre as musicistas

Aida Kellen, soprano, é formada em canto erudito pela escola de música de Brasília. Interpretou os papéis de Alcina – J. F. Händel; Dona Anna, Fiordiligi; Vitélia – W.A. Mozart; Aïda – G. Verdi; Musetta – G. Puccini; Bubkopf – V.Ulmann; entre produções de oratórios, peças de câmara e musicais.

 

Duly Mittelstedt, pianista, é graduada em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de Brasília e em Música Sacra pela Faculdade Teológica Batista de Brasília. Possui vasta experiência nas áreas de correpetição para instrumentação musical, coach para canto erudito, canto coral, montagem de óperas, música de câmara e música para eventos.

 

Luciana Oliveira, baterista e percussionista, é musicista da Banda de Música do CBMDF. Colabora com diversos grupos como instrumentista. Atualmente, é integrante da Orquestra de Senhoritas, Orquestra Cristã de Brasília e do Projeto Brasilianas.

 

Diana Mota, flautista, é reconhecida e respeitada pela sua versatilidade com atuações e colaborações na música popular e erudita. Diana é graduada como Técnica em Arranjo pela Escola de Música de Brasília, Música e Especialista em Arte-educação pela Universidade de Brasília. Atualmente, é professora da Escola de Música de Brasília. Mota venceu o Festival da Rádio Nacional FM com a Melhor Música Instrumental e criou a Orquestra Popular Salve Gloria (Big Band) da qual é arranjadora e maestra. As produções realizadas por Diana valorizam a cultura brasileira por meio dos ritmos nacionais, como o carimbó, ijexá, maracatu e frevo.