Sextas Musicais - Live streaming: Homenagem a GIl e Dominguinhos

Sextas Musicais - Live streaming: Homenagem a GIl e Dominguinhos

Sextas Musicais on live streaming Data: 17 de setembro de 2021 Horário: 20 horas Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

No programa, serão apresentados clássicos dos repertórios dos homenageados em arranjos especiais. Espetáculo será transmitido ao vivo no YouTube da Casa Thomas Jefferson

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
Homenagem a GIl e Dominguinhos
Data: sexta-feira, 17 de setembro de 2021
Horário: 20h
Local: Youtube Thomas
Uma homenagem aos mestres da música brasileira Gilberto Gil e Dominguinhos sob o olhar e o talento de Pedrinho Augusto e banda. É o que público vai conferir nesta sexta-feira, a partir das 20h, no palco do CTJ Hall. O espetáculo será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, centro binacional que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.
Baterista e percussionista, Pedrinho Augusto se inspirou em dois acontecimentos para conceber esta homenagem à música nordestina. Em 2021, Gilberto Gil recebeu o título de Doutor Honoris Causa da universidade norte-americana Berklee College of Music, em seu campus em Valencia, Espanha; e Dominguinhos completaria 80 anos de idade em fevereiro.
Gil e Dominguinhos possuem uma linda história musical juntos. Pedrinho possui uma conexão especial com cada um deles. Em 2012, Pedrinho colaborou com a banda de Dominguinhos que realizou o show da virada do ano em Brasília, apesar de o cantor não ter participado por estar doente.
Em 2021, Pedrinho integrou o grupo selecionado pela Berklee em Valencia para prestar tributo a Gilberto Gil por ocasião da outorga do título Doutor Honoris Causa. O grupo formado por professores, alunos, diretores e funcionários da instituição produziram e gravaram canções do homenageado, um minidocumentário sobre a vida de Gil e uma entrevista com os estudantes selecionados. Pedrinho colaborou como músico de estúdio para gravação de bateria e percussões, como colaborador nos arranjos e como um dos roteiristas do minidocumentário.
O programa deste concerto foi elaborado baseado na conexão particular que Pedrinho tem com a música de cada um desses dois ícones da MPB e da cultura brasileira. Pedrinho conta, por meio da música e histórias, um pouco dessas experiências com eles e apresenta a sua conexão com a música instrumental e a arte da improvisação brasileira ou o jazz brasileiro, que possui fortes influências da tradição e da cultura do Nordeste.
Os músicos instrumentistas experientes em tocar a música do Nordeste, especialmente o forró, também conhecem as técnicas de improvisar e mesclam a linguagem “jazzística” em sua performance. No programa, serão apresentados clássicos dos repertórios dos homenageados em arranjos especiais para a ocasião e, também, músicas de compositores que ganharam notoriedade e reconhecimento pela interpretação de Gil e Dominguinhos.