Sextas Musicais - Live streaming: AssuntoGrave - O Brilho da Ausência

Sextas Musicais - Live streaming: AssuntoGrave - O Brilho da Ausência

Sextas Musicais on live streaming Data: 05 de novembro de 2021 Horário: 20 horas Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

Parceiro por mais de duas décadas da musicista, falecida há dois anos, Ricardo Vasconcellos terá a participação de artistas convidados para contar um pouco mais sobre Francisca. Espetáculo será nesta sexta (5), às 20h, com transmissão pelo YouTube.

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
AssuntoGrave – O Brilho da Ausência
Data: sexta-feira, 05 de novembro de 2021
Horário: 20h
Por ocasião dos dois anos de falecimento da pianista, professora, compositora e arranjadora Francisca Aquino, parceira e amiga da Casa Thomas Jefferson, a edição desta semana das Sextas Musicais será uma homenagem a esta grande musicista, que formou o Duo AssuntoGrave com Ricardo Vasconcellos por mais de duas décadas. A apresentação será nesta sexta (5), às 20h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.
O espetáculo AssuntoGrave – O Brilho da Ausência, subtítulo criado pela flautista Beth Ernest Dias, destaca a maestria de Francisca como compositora e apresenta um repertório de obras que fizeram parte da trajetória do Duo AssuntoGrave. Neste concerto, Ricardo Vasconcellos conta com a participação de Oswaldo Amorim (contrabaixo), Renato Vasconcellos (piano e escaleta), Marília de Alexandria (piano), Ney Rosauro (vibrafone) e Pedro Vasconcellos (cavaquinho), amigos, colegas e parceiros de Francisca. Beth Ernest Dias (textos e locução) fará o contraponto, contando um pouco mais sobre a musicista.
No repertório, serão apresentadas obras de Charlie Haden, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Francisca Aquino, J.S. Bach, Ennio Morricone, entre outros.
Sobre o AssuntoGrave
AssuntoGrave surgiu como uma série de espetáculos musicais, criada pelo contrabaixista Ricardo Vasconcellos em 1982. Como o título evidencia, a proposta básica é colocar o contrabaixo na linha de frente, destacando sua performance como instrumento solista. Outra característica marcante é o estilo crossover, mesclando música popular e erudita por meio de um repertório bastante diversificado, bem como da presença de músicos das mais variadas escolas.
A partir de 1998, quando convidado a se apresentar pela primeira vez na Convenção da International Society of Bassists nos Estados Unidos, Ricardo passou a trabalhar em parceria com a pianista Francisca Aquino (1956-2019), tornando AssuntoGrave o nome do duo instrumental e a marca de uma editora de partituras e serviços: a AssuntoGrave Edições Musicais Ltda.
Foram mais de 20 anos de apresentações no Brasil e no exterior, participações em cursos e workshops, inúmeros trabalhos de arranjos, principalmente de música popular para formações tradicionalmente eruditas, composições e publicação de quase 100 títulos em partituras. Nesse período, Francisca desenvolveu a arte da composição, demonstrando ser muito mais do que uma exímia pianista, ótima professora e uma excelente arranjadora.