Sextas Musicais - Live streaming: A Poética Musical Afro-brasilieira

Sextas Musicais - Live streaming: A Poética Musical Afro-brasilieira

Sextas Musicais on live streaming Data: 19 de novembro de 2021 Horário: 20 horas Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

Violoncelista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, vocalista e multi-instrumentista, Juka Du Kassay apresenta A poética musical afro-brasileira, às 20h, no YouTube da Casa Thomas Jefferson.

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
A Poética Musical Afro-brasilieira
Data: sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Horário: 20h
Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no Brasil. Também destaca os avanços na luta do povo negro e celebra a cultura afro-brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte, em 1695, de Zumbi dos Palmares, considerado um dos principais líderes do povo africano no Brasil e que lutou pelo fim do sistema escravista.
Para celebrar, por meio da música, da arte e da cultura, essas reflexões de cada espectador e da sociedade como um todo, o CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson, recebe nesta sexta-feira (19), às 20h, o espetáculo A poética musical afro-brasileira. O concerto faz parte das Sextas Musicais, tradicional evento do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.
Com um programa formado por composições populares e eruditas, A poética musical afro-brasileira apresenta um artista com ancestralidade africana, Juka Du Kassay, que ocupa o mais elevado posto do universo musical, que é um lugar em uma importante orquestra sinfônica: a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Mas Juka vai muito além. Ele transita todas as dimensões do legado cultural da sua ancestralidade, bem como da música popular brasileira. Violoncelista, vocalista e multi-instrumentista, Juka desenvolve uma profícua atividade de composição de poesias influenciadas pela diversidade cultural brasileira.
Com formação acadêmica em Música e Ciência Política, além de ser um estudioso da Filosofia, ele tem o olhar voltado com atenção para os movimentos pós-vanguardistas ocidentais das últimas décadas. Nascido em Aracaju, Juca iniciou seus estudos musicais aos 13 anos. Mora em Brasília há mais de duas décadas, onde constrói seus escritos musicais baseados no estilo afro-brasileiro, bem como nos diferentes estilos sul-americanos.
Juka participou, como músico convidado, de importantes eventos musicais populares no Brasil e no exterior. Nos Estados Unidos, participou, na Estação de Rádio da Universidade de Wyoming, do Centennial Festival – Woodstock com repertório predominante de obras de sua autoria.
A poesia de Juka traz um pouco de sua experiência dentro de uma cultura universalista, seja como clarinetista do grupo de choro e alvoradas, violoncelista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, capoeirista das rodas da praia de Atalaia, entre outros aspectos socioculturais das sociedades americanas. Ele cumpre intensa agenda de colaboração com diversos e diversificados artistas e grupos com variados estilos musicais por seu talento e versatilidade artística e musical.