No Tempo de Noel Rosa - Sextas musicais

No Tempo de Noel Rosa - Sextas musicais

Sextas Musicais on live streaming
Data: 09 de setemrbro de 2022
Horário: 20 horas
Local: Casa Thomas Jefferson - Unidade Asa Sul

Musical ?No tempo de Noel Rosa? leva a Era do Rádio ao palco do CTJ Hall

Sextas Musicais – on livestreaming
No tempo de Noel Rosa
Data:
 sexta-feira, 09 de setembro de 2022
Horário: 20h
Local: Presencialmente no CTJ HALL – Casa Thomas Jefferson – SEP-SUL 706/906 ou no Youtube Thomas

Um dos mais importantes artistas da música popular brasileira é o personagem central do musical dramático No tempo de Noel Rosa, que será apresentado nesta sexta-feira (9), às 20h, no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906. Com autoria de Gilson Montblanc e direção de Rai Melodia, o espetáculo da Cia Teatral Hablado foi inspirado na leitura da biografia homônima de Almirante, grande amigo de Noel Rosa, e narra toda a vida do compositor de forma não-linear, recriando o clima carioca da Era do Rádio. A entrada é gratuita. 

O espetáculo, que faz parte da programação do Sextas Musicais, também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online. 

Noel Rosa compôs muito no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Assim, o musical coloca o espectador dentro desse contexto. Na trilha sonora, estão sucessos como Fita Amarela, Com que Roupa, Vamos falar do Norte, O Orvalho Vem Caindo, Conversa de Botequim e marchinhas de carnaval cantadas pelo cantor e compositor Braguinha. 

O espetáculo transporta o público para os anos 1930, para os bares da Lapa e o bairro de Vila Isabel, numa aproximação fantástica do universo boêmio. Os dados históricos que compõem o espetáculo servem de apoio para falar de um Noel Rosa pessoa e não do mito musical. 

O roteiro da peça parte da leitura do texto escrito pelo amigo de Noel, Almirante, , que inspirou o ator Gilson Montblanc na criação do espetáculo. Contudo, para levar a peça para um caminho mais fantasioso, algumas cenas foram ambientadas em locais diferentes dos propostos pelo dramaturgo. 

Sobre a Cia Teatral Hablado 

Formada por dez atores profissionais e um diretor, a Cia Teatral Tablado monta espetáculos de gêneros variados e de autores conhecidos e anônimos, sempre levando temas polêmicos e atuais de forma sutil, porém realista, com o objetivo de proporcionar aos espectadores reflexão sobre os assuntos relevantes que são tratados em cena. 

A Casa Thomas Jefferson e Brasília

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade. 

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil. 

Sobre as Sextas Musicais 

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares. 

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.