Ney Rosauro, Quinteto Capital e Carlos Tort - Sextas Musicais

Ney Rosauro, Quinteto Capital e Carlos Tort - Sextas Musicais

Sextas Musicais on live streaming
Data: 20 de maio de 2022
Horário: 20 horas
Local: Casa Thomas Jefferson - Unidade Asa Sul

Ney Rosauro e Quinteto Capital fazem show beneficente na Casa Thomas Jefferson

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
Quinteto Capital
Data:
 sexta-feira, 20 de maio de 2022
Horário: 20h
Local: Presencialmente no CTJ HALL – Casa Thomas Jefferson – SEP-SUL 706/906 ou no Youtube Thomas
Com entrada gratuita, todo o dinheiro doado pelo público por meio de PIX será usado para  ajudar a Creche São Francisco, na Estrutural. Espetáculo será nesta sexta, às 20h, na unidade da  SEP SUL 706/906
O som repleto de vibrato que ecoa das lâminas do vibrafone será um dos protagonistas do  espetáculo desta semana das Sextas Musicais. Sob o comando de Ney Rosauro, vibrafonista e  compositor aclamado internacionalmente, o instrumento estará no palco do CTJ Hall nesta  sexta-feira (20), a partir das 20h, acompanhado pelo Quinteto Capital, um grupo de cordas de  Brasília com mais de 15 anos de atuação. Carlos Tort, percussionista da Orquestra Sinfônica do  Teatro Nacional Cláudio Santoro, será o convidado especial desta apresentação.

No programa, será apresentada a estreia mundial de Suíte Brasileira para Vibrafone, Cordas e  Percussão, em 5 movimentos, de Ney Rosauro; além de Reflections on the New World, também de Ney Rosauro; Quarteto de Cordas Nº1, de Oswaldo Lacerda; Carioquinha, de W. Azevedo: e O Primeiro Amor, de Patápio Silva. 

Com entrada gratuita, o espetáculo terá público presencial no CTJ Hall, na Casa Thomas  Jefferson da SEP SUL 706/906. E a transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que  tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais, será  mantida em todos espetáculos. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais  permanecerá disponível online.

O concerto será beneficente para ajudar no acabamento da construção da nova sede da Creche  São Francisco, na Estrutural. As doações em dinheiro para compra de materiais de acabamento  serão bem-vindas em depósito direto na conta da creche por meio do Pix: CNPJ  27762116000114.

Ney Rosauro e Quinteto Capital colaboram há muitos anos em projetos especiais e o grupo se  destaca pela apresentação de repertório eclético, sem restrições de gênero musical. 

O grupo destinou o cachê da apresentação realizada no CTJ Hall em 2020 à compra de material  de construção para a obra da nova sede da Creche São Francisco. Agora, doa o cachê e todas as  doações recebidas em dinheiro para a compra de material de acabamento para a conclusão da referida obra. O grupo pede ao público, também, a doação de alimentos não perecíveis que  serão destinados às crianças atendidas pela Creche São Francisco. 

Os músicos 

Ney Rosauro estudou Composição e Regência na Universidade de Brasília, percussão sinfônica  com grandes mestres e fez cursos de especialização em Percussão e Pedagogia Musical na  Hochschule für Musik Würzburg, Alemanha.

Nos Estados Unidos, concluiu Doutorado em Percussão na University of Miami, onde também foi o diretor de Estudos de Percussão e dos cursos de pós-graduação em percussão, entre  outras atividades acadêmicas e musicais.  

Em Brasília, foi professor na Escola de Música de Brasília e integrou a Orquestra Sinfônica do  Teatro Nacional Cláudio Santoro. Ney coordenou os estudos de percussão na Universidade  Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Suas produções fonográficas são sucesso entre a  crítica especializada e o público exigente em todo o mundo. Escreveu mais de 100 obras que  foram gravadas por renomados músicos e métodos didáticos para instrumentos de percussão.

O Quinteto Capital cumpre intensa agenda de apresentações em prestigiados palcos, festivais  de música e importantes colaborações em apresentações e gravações. Representando o melhor  da música clássica em Brasília, uma das marcas do grupo é a ênfase na execução de obras de  compositores brasilienses ou ligados à capital federal. 

O Quinteto Capital é formado por Igor Macarini e Daniel Cunha, violinos; Daniel Marques,  viola; Augusto Guerra Vicente, violoncelo; Manoela Freitas, contrabaixo. Todos integram a  Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, reiterando o talento e a experiência de  cada um dos músicos.  

A Casa Thomas Jefferson e Brasília 

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade  sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos  habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a  inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as  suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e  segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade. 

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um  patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à  comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu  ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser  considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.