Exposição CBMDF: Ação e Arte

Exposição CBMDF: Ação e Arte

Exposição CBMDF - Ação e Arte
Data: até o dia 20 de novembro de 2021
Horário: Das 9h às 21h (segunda a sábado) e das 12h às 18h aos domingos.
Local: Alameda Shopping, piso Avenida, Taguatinga Sul

Com curadoria da Casa Thomas Jefferson e entrada gratuita, mostra de aquarelas CBMDF: Ação e Arte

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Exposição “CBMDF: Ação e Arte”
Data: até o dia 20 de novembro de 2021
Horário de visitação: das 9h às 21h (segunda a sábado) e das 12h às 18h aos domingos.
Onde: Piso Avenida do Alameda Shopping, em Taguatinga Sul
Entrada gratuita
O heroico trabalho dos bombeiros militares é o tema da exposição “CBMDF: Ação e Arte”, da artista plástica Luiza Aguirre, em cartaz até 20 de novembro de 2021, no Piso Avenida do Alameda Shopping, em Taguatinga Sul. Uma parceria entre a Casa Thomas Jefferson, o Corpo de Bombeiros Militar do DF e a Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF), a mostra reúne 50 telas em aquarela que retratam esses profissionais em tarefas como o controle de incêndios, o resgate de vítimas de acidentes e o transporte de leite materno e órgãos para doação. A entrada é gratuita.
Entidade sem fins lucrativos, a Casa Thomas Jefferson estabeleceu uma cooperação com o CBMDF e a Setur-DF desde a concepção do projeto. Na avaliação do produtor sociocultural da Casa e curador da mostra, Luiz Carlos Costa, as obras oferecem uma apreciação de caráter emocional e didático. “Todas as nossas exposições têm o objetivo de apresentar belas imagens, mas que também ofereçam algum conhecimento ao público. Na ‘CBMDF: Ação e Arte’, estão retratadas ações vivenciadas diariamente por um bombeiro militar, de resgates mais dramáticos a cuidados do dia a dia. Um verdadeiro catálogo de tudo que o Corpo de Bombeiros faz e o que representa para a sociedade”, explica Costa.
Todos os protocolos de segurança de prevenção à covid-19, definidos em decreto pelo Governo do Distrito Federal, serão adotados nas visitações. Entre eles, o uso obrigatório de máscara facial e de álcool em gel.
A inspiração para a mostra “CBMDF: Ação e Arte” surgiu de uma visita de crianças integrantes do projeto Bombeiro Mirim a uma exposição de quadros sobre um
incêndio florestal de grandes proporções ocorrido na Chapada dos Veadeiros em 2017. “A exposição – ‘CBMDF: Ação e Arte’ – apresenta ao público aquarelas figurativas nas quais evidencia, com cores vibrantes, a luta diária dos bombeiros e bombeiras que atuam no CBMDF. Embora a rotina do bombeiro militar seja árdua e cansativa, a artista conseguiu representá-la com beleza e poesia”, aponta o coronel Willian Augusto Ferreira Bomfim, comandante-geral do CBMDF.
As 50 obras, produzidas entre 2019 e 2020, foram cedidas por Luiza Aguirre ao acervo da força de segurança. Médica de formação há 40 anos, a artista plástica resolveu retratar a realidade de bombeiros do DF por identificar, na vivência da corporação, características similares às da jornada enfrentada em hospitais, de cuidado ao ser humano. “Espero que o público sinta a coragem e a solidariedade existentes nas ações dos bombeiros militares. A aquarela, classicamente entendida como uma técnica que prima pela transparência, permite, pela sua versatilidade, que o artista imprima força e vida no seu trabalho”, revela Aguirre.