EXPOSIÇÃO CBMDF: PÔR DO SOL CULTURAL

EXPOSIÇÃO CBMDF: PÔR DO SOL CULTURAL

Visitação até 10 de setembro de 2022
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Aos sábados, das 8h às 12h
Domingos e feriados: fechada

Entrada gratuita

Com coquetel de abertura e apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, o evento começa às 16h30 na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906 

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e a Casa Thomas Jefferson realizam nesta terça-feira (19), às 16h30, o evento CBMDF: Pôr do Sol Cultural, que inaugura a exposição de aquarelas da artista plástica Luiz Aguirre sobre o dia a dia dos bombeiros militaresCom entrada gratuita, a mostra fica em cartaz na Galeria de Arte Casa Thomas Jefferson, na SEP Sul 706/906, até 10 de setembro de 2022 – confira os horários no Serviço. 

Em um evento de arte visual e música, o CBMDF: Pôr do Sol Cultural terá seu início no anfiteatro ao ar livre para a contemplação do pôr do sol com apresentação da Banda de Música do CBMDF e coquetel de abertura. Em seguida, os convidados passarão pela Galeria de Arte, onde visitarão a exposição de aquarelas da artista plástica Luiza Aguirre. 

A exposição foi idealizada pelo tenente coronel A. Barcelos, que, quando era o chefe do Centro de Comunicação Social do CBMDF, em 2019, desenvolveu o projeto de produzir pinturas a partir das fotografias feitas pelo sargento N.Santos e o tenente Hélio Campos. Os registros de Santos e Hélio Campos mostram todas as ações realizadas pelo CBMDF. 

Então, o tenente coronel A. Barcelos levou o projeto ao produtor sociocultural da Casa Thomas Jefferson, Luiz Carlos Costa, que o apresentou à artista plástica Luiza Aguirre. Tendo as imagens como inspiração, Luiza produziu 50 telas em aquarela que retratam os profissionais do CBMDF 

em tarefas como o controle de incêndios, o resgate de vítimas de acidentes e o transporte de leite materno e órgãos para doação. 

Seus trabalhos encerram uma forte energia criativa que brota espontaneamente da inspiração, maturidade, experiência e observação atenta e minuciosa das fotografias que lhe serviram de referência, e que revelam o universo cotidiano da ação do CBMDF. 

As obras foram produzidas por Luiza Aguirre entre 2019 e 2020 e foram doadas para o acervo do CBMDF. Devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, essa coleção de arte está

aguardando desde 2020 para ser apresentada a toda a corporação e a toda a comunidade de Brasília. 

Sobre a artista 

Luiza Aguirre nasceu em Jataí (GO) em 1955. Desde a infância, a artista plástica, nata, se revelava de diversas maneiras, mas a vocação e as circunstâncias a levaram ao estudo e exercício da medicina. Em 1980, fixou residência em Brasília, onde fez sua especialização em dermatologia, atuando até o momento. 

Sua trajetória artística se iniciou com o desenho, em 2001, especialmente pelo desenho da figura humana, pela qual tem verdadeiro interesse. Trabalhou em acrílica e óleo e, há oito anos, quando o ofício de médica lhe permitiu mais tempo para se dedicar às artes plásticas, entrou em contato com a aquarela, buscando o conhecimento da técnica com grandes mestres. 

Fez cursos no Brasil, na Itália e na Espanha com reconhecidos aquarelistas como Javier Zorrilla,Cesc Farrè, Idoia Lasagabaster, Eudes Correia, Renato Palmuti, Marcos Beccari, Stephanie Boechat. Cursou figura humana em pastel e óleo com o mestre brasiliense que reside em Florença, Felipe Salsano, utilizando a técnica da Academia Russa de Florença. 

Serviço 

CBMDF: Pôr do Sol Cultural 

O Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal e a Casa Thomas Jefferson convidam para a abertura da Galeria de Arte Virtual do CBMDF com o coquetel de abertura da exposição presencial e virtual de aquarelas da artista plástica Luiza Aguirre 

Cerimônia de Abertura 

Apresentação da Banda de Música do CBMDF 

Maestro major Aulus 

Visitação até 10 de setembro de 2022 

De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h 

Aos sábados, das 8h às 12h 

Domingos e feriados: fechada

Local: CTJ HALL-Casa Thomas Jefferson – SEP-Sul 706/906 Classificação indicativa: Livre 

Entrada gratuita