Duo Avita - Sextas musicais

Duo Avita - Sextas musicais

Sextas Musicais on live streaming
Data: 08 de julho de 2022
Horário: 20 horas
Local: Casa Thomas Jefferson - Unidade Asa Sul

A violinista Katya Moeller e a pianista Ksenia Nosikova levam ao palco um repertório com obras de Sergei Prokofiev, Lera Auerbach, Johannes Brahms e Franz Liszt

Cadastre-se na lista de transmissão para receber a agenda cultural da Thomas.

Sextas Musicais – on livestreaming
Recital de Despedida
Data:
 sexta-feira, 08 de julho de 2022
Horário: 20h
Local: Presencialmente no CTJ HALL – Casa Thomas Jefferson – SEP-SUL 706/906 ou no Youtube Thomas

Depois de se apresentar à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, o Duo Avita brinda o público brasiliense com um espetáculo solo nesta sexta-feira (8), às 20h, no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906. 

Nesta apresentação, que faz parte da série de concertos Sextas Musicais, a violinista Katya Moeller e a pianista Ksenia Nosikova levam ao palco um repertório com obras de Sergei Prokofiev, Lera Auerbach, Johannes Brahms e Franz Liszt. 

Com entrada gratuita, o espetáculo terá também transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que conta com o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online. 

As musicistas 

Katya Moeller, violinista, 18 anos, é considerada uma “instrumentista fenomenal” por revistas especializadas. Recebe elogios da crítica especializada e do público exigente pelo seu frescor e compromisso sempre com muito vigor e concentração em suas performances singulares, impactantes e refinadas. 

Katya Iniciou seus estudos ao violino aos 4 anos de idade, apresentou seu primeiro recital solo aos 6 anos e, com orquestra, aos 12. Desde então, cumpre intensa agenda de apresentações como solista de orquestras sinfônicas. Com o Duo Avita, se apresentou nos EUA, no Brasil, na Tailândia e em Singapura.

Em 2021, gravou seu primeiro álbum com o Duo Avita, com os 24 Prelúdios de Lera Auerbach para violino e piano e a estreia mundial de Oskolki. Este álbum recebeu cinco estrelas de diversos críticos musicais proeminentes. 

Katya é uma competidora vencedora em eventos musicais internacionais. Atualmente, é aluna da professora Almita Vamos e do prestigiado Music Institute of Chicago Academy. Destaca-se, também, nos diversos festivais internacionais de música nos EUA e na Europa. Colabora com formações de música de câmara sempre com repertórios que exigem todas as melhores condições de uma intérprete de talento. Ela dará continuidade aos seus estudos musicais na prestigiada Juilliard School of Music, em Nova York, EUA. Katya toca um violino Sergio Peresson 1978. 

Ksenia Nosikova, pianista, é descrita pela crítica como uma pianista “de primeira qualidade” (Fono Forum/Alemanha) e de “refinada sensibilidade e excelente pianismo” (New York Concert Reviews). Um dos grandes destaque do cenário musical internacional, apresenta-se com frequência pela Europa, Ásia, EUA, Canadá e América do Sul. Entre as principais salas de concerto em que se apresentou, estão o Carnegie Hall e o Merkin Hall de Nova York, além dos teatros de Shangai e Hong Kong (China). 

Ksenia é convidada frequente de importantes festivais do mundo, como os de Amalfi e Rimini (Itália), Munster (França), Rovin (Iugoslávia), Gabrovo (Bulgária), Novi Sad (Sérvia), Aspen e Sarasota (EUA). 

Ela gravou para os selos Profil Medien, Albany, Centaur e Capstone Records. Entre seus nove aclamados álbuns, está a gravação integral dos Anos de Peregrinação de Liszt, um dos pilares do repertório pianístico. Segundo a revista “London’s International Piano Magazine”, o volume “Itália” dos Anos de Peregrinação é um “super disco”, considerado uma das seis melhores gravações da obra, podendo ser equiparada a versões de grandes pianistas, como Brendel, Berman e Bolet.

A pianista é formada pelo Conservatório de Moscou, onde concluiu com a mais alta distinção o bacharelado e o mestrado. Após emigrar para os EUA, obteve seu doutorado na Universidade do Colorado e, atualmente, é professora da Universidade de Iowa. Em sua classe, estão pianistas de vários países, que já desenvolvem carreiras de destaque nos EUA e no exterior. 

Premiada em três concursos internacionais, Ksenia Nosikova é convidada frequente para compor o júri de vários concursos, como o Liszt-Garrison, Los Angeles, Schmidbauer e MTNA (EUA), além do Ibla Grand Prize (Itália). Ksenia Nosikova é uma artista Steinway, além de membro da Sociedade Liszt dos EUA e Diretora Artística da série de concertos “Piano Sundays” at Old Capitol.